O governo do Estado pretende abrir até setembro o convite público para os investidores privados interessados na parceria para a construção de conjunto na área central de Joinville, com teatro (como mostra a maquete), torres residenciais, espaços para órgãos públicos e iniciativas em inovação.
O governador Eduardo Pinho Moreira, em encontro na manhã de terça-feira (21) com Udo Döhler, em Florianópolis, reuniu a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Administração para montar o modelo da parceria. Pinho Moreira considera o investimento “vital” para Joinville, principalmente para a área da cultura. “Será a obra do século”, diz Udo Döhler.
A parceria prevê a construção de três torres no terreno do governo do Estado localizado entre as ruas Nove de Março e Visconde de Taunay. A sede da ADR ocupa parte do imóvel e a construção será mantida. O complexo vai utilizar a área hoje praticamente sem uso. O empreendedor será escolhido por meio de procedimento de manifestação de interesse (PMI), a ser aberto no próximo mês.
Veja também as publicações de Loetz e de Estela Benetti
Mais de 60 mil metros quadrados
Duas das três torres serão residenciais, com cessão da terceira para o governo do Estado, como forma contrapartida do investidor privado para usar o terreno. Nessa terceira torre, o térreo vai abrigo o teatro com mais de mil lugares. Também está previsto um espaço para desenvolvimento de ações de inovação e escritórios para receber órgãos do governo do Estado. O conjunto prevê mais de 60 mil metros quadrados de área construída. A proposta original começou pelo Bolshoi e ganhou apoio de mais lideranças. A Prefeitura está participando da articulação e acredita em obras em meados de 2019.
Contorno ferroviário é citado pela Fiesc em documento entregue a candidatos
O contorno ferroviário de Joinville (foto) — e também de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul – foi citado na Carta da Indústria entregue pela Fiesc a candidatos ao governo do Estado. As obras retirariam a passagem dos trens pelas áreas urbanas (foto) dos municípios. Nas próximas semanas, quando o governo federal enviar a proposta do Orçamento Geral da União para 2019, se saberá se os contornos terão algum recurso. Para 2018, não tinha um só centavo.
Contato
Candidato a deputado federal, Carlos Chiodini (MDB) teve conversa ontem com Udo Döhler.
Requerimento
O vereador Mauricinho Soares (MDB) resolveu retirar seu projeto de criação de área de expansão urbana na região do Cubatão. Propostas semelhantes, para outras regiões, feitas por vereadores, não foram aprovadas nesta legislatura – nem na anterior.
Para Tel Aviv
O secretário de Planejamento Urbano de Joinville, Danilo Conti, vai participar de missão oficial a Israel. Serão acompanhadas políticas públicas para desenvolvimento econômico.