Prefeito Mário articula reunião com o governador para abordar recursos a Blumenau

Compartilhe:

O prefeito Mário Hildebrandt (PSB) se articula para viabilizar uma reunião, que ainda depende de disponibilidade de agenda, com o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) na próxima semana. Em pauta, a liberação de recursos do governo para Blumenau. O Estado tem nas mãos as demandas da cidade, reforça Hildebrandt.

Continua após a publicidade

​​​​Curta Pedro Machado no Facebook​​​​​​​​​​​

Leia mais publicações de Pedro Machado​​​​​​​​​​​​​ ​

Continua após a publicidade

O encontro terá como pano de fundo o cancelamento do Fundam, o fundo de apoio aos municípios prometido por Raimundo Colombo (PSD), notícia que sacudiu as prefeituras. O programa previa a destinação de R$ 723 milhões em todo o Estado. Dinheiro a fundo perdido, sem contrapartida, que chegaria em boa hora para os cofres municipais. Mas que foi vetado pelo BNDES por questões técnicas.

Provavelmente Hildebrandt sairá do encontro com uma visão mais clara da situação. Diz ele que quer viabilizar as duas obras vinculadas ao Fundam – o Centro de Convenções na Vila Germânica, prometido num primeiro momento por Colombo, e a revitalização da Margem Esquerda, mencionada depois pelo próprio Pinho Moreira. Dificilmente, no entanto, haverá dinheiro para as duas no curto prazo.

O prefeito evita falar em intervenção preferida, reforçando a importância de ambas para a cidade. A conversa com o governador, e uma eventual sinalização de quanto Blumenau pode receber, é que deve, no fim das contas, direcionar o uso da verba. Uma coisa, no entanto, está certa: nenhuma sairá do papel logo se o recurso que vier for insuficiente. A prefeitura, ressalta Hildebrandt, não tem condições financeiras de dar uma contrapartida significativa.

Agenda bloqueada

Continua após a publicidade

À espera de uma nova definição sobre os recursos para a construção do Centro de Convenções, depois da confirmação do sepultamento do Fundam, a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau bloqueou a agenda do setor 3 da Vila Germânica para 2019, com exceção de eventos como a Febratex, a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Medida semelhante foi adotada no ano passado, quando houve, na época, sinalização do governo do Estado em liberar o dinheiro para a obra. Apesar do imbróglio, o secretário Ricardo Stodieck diz que a cidade não chegou a perdeu eventos em função do bloqueio da agenda no espaço, nem houve perdas significativas.