Ex-secretário de portos no governo Bolsonaro vira diretor em terminal de SC

Diogo Piloni foi recrutado pela Portonave

Compartilhe:

Piloni foi contratado para ser o diretor superintendente técnico do terminal (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O engenheiro civil Diogo Piloni assumiu o cargo de diretor superintendente técnico da Portonave, que administra o porto de Navegantes. A nomeação consta em ata de reunião do conselho de administração da empresa realizada no dia 3 de abril. A posse ocorreu na mesma data.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Piloni exerceu por pouco mais de três anos, entre 2019 e 2022, durante o governo Jair Bolsonaro, a função de secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.

Continua após a publicidade

O período foi marcado pela autorização de quase R$ 30 bilhões em investimentos em novos contratos de arrendamento e em terminais de uso privado, novo marco da cabotagem e reforma na legislação dos portos, segundo o próprio Piloni destacou ao anunciar sua saída do posto.

Logo após deixar o governo, a pedido, Piloni se tornou consultor internacional da Terminal Investment Limited (TIL), empresa do Grupo MSC que controla a Portonave.

Piloni assume o novo desafio em um momento de alta do porto de Navegantes. O primeiro trimestre de 2023 foi o melhor da história da Portonave, com 330 mil TEUs – medida que equivale a contêineres de 20 pés – movimentados, alta de 19% em relação ao mesmo período de 2022.

A empresa também anunciou em janeiro um investimento de R$ 1 bilhão em obras de reforço e melhoria do cais, que permitirão a atracação de navios maiores, com até 400 metros de comprimento.

Continua após a publicidade

Leia também

WEG fecha acordo para contratar pessoas com deficiência após ser acionada na Justiça

As 5 vagas de tecnologia mais disputadas por empresas de Blumenau e região até 2025

Continua após a publicidade

Prédio em Pomerode que já foi da fábrica de porcelanas Schmidt terá novo destino

Na Oktoberfest Blumenau, Ambev decide não mexer em time que está ganhando

Continua após a publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram