Prefeitura de Joinville garante que empréstimo não será usado no Palácio das Orquídeas

Tema provocou polêmica na Câmara de Vereadores

Compartilhe:
Palácio das Orquídeas será construído em Pirabeiraba

(foto: Divulgação)

Em nota divulgada, a prefeitura de Joinville negou a possibilidade de utilizar recursos de empréstimo com o Banco do Brasil para a construção do Palácio das Orquídeas, em Pirabeiraba. O município se manifestou após a polêmica surgida depois de financiamento ter sido apontado como fonte para bancar as obras, em manifestação da Secretaria de Infraestrutura de Joinville. Houve reação contrária de vereadores, inclusive governistas, afinal, o empréstimo é para uso em obras viárias e mobilidade.

Continua após a publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A instalação do Palácio das Orquídeas teve anúncio de repasse de R$ 5 milhões em setembro de 2021, pelo governo Carlos Moisés. Como a prefeitura não concluiu os projetos a tempo, o dinheiro não foi utilizado. No governo Jorginho Mello, as novas transferências especiais (como é o caso do recurso para o Palácio) estão suspensas para reavaliação.

Continua após a publicidade

Na nota de segunda-feira, a prefeitura garante que usará recursos próprios, “se necessário”: ou seja, se realmente não vier repasse do Estado, o município banca. O uso do financiamento assinado no ano passado está descartado porque a lei de autorização para a contratação dos R$ 200 milhões prevê uso em “projetos de melhorias da infraestrutura viária e mobilidade urbana”.

A preparação para a licitação do Palácio das Orquídeas continua em andamento, com previsão do lançamento do edital no segundo semestre. Além da estufa para flores, o complexo contará com parque, em área vizinha. O custo do investimento será divulgado quando os projetos forem concluídos.

Operação tenta “salvar” muro em Joinville, em área de antigo cais

Joinville tem proposta para ampliação do Parque da Cidade

Continua após a publicidade

Novo elevado em Joinville vai levar mais tempo para ficar pronto

Um ano após retomada, pavimentação comunitária em Joinville tem 3 km prontos

Continua após a publicidade

Joinville busca sinal verde para empréstimo para parque e desassoreamento do Cachoeira

Joinville tem 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação