Em pouco mais de um ano do retorno, o programa de pavimentação comunitária em Joinville cobriu três quilômetros na cidade, em extensão distribuída em 22 ruas. Neste momento, estão em execução ou prontos para iniciar outros 3,8 km, espalhados em 20 vias. Eventuais outras ruas estão em fases mais preliminares. O balanço foi enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores, atendendo a pedido de informação feito por Sidney Sabel (União).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A pavimentação comunitária retornou em abril do ano passado após revisão do programa, realizada pelo governo Adriano Silva. Foi adotado prazo de cinco anos de garantia para as obras e uma série de regras para credenciamento das empreiteiras, além normas de execução. O perfil do programa não foi alterado: a prefeitura banca em torno de 70% dos custos, como drenagem e sub-base e os moradores pagam o revestimento, geralmente por meio de lajotas.
A primeira obra na retomada foi na rua Norberto Hochstein, no Aventureiro, em trecho de 321 metros. Na média, as vias pavimentadas até agora pelo modelo comunitário têm 136 metros de extensão, cada. A única rua com mais de 500 metros contratada até agora no programa é Jair Correa, no Boehmerwald, obra em execução.
Na Câmara, há pedidos de vereadores à prefeitura para redução no percentual obrigatório de adesão à pavimentação comunitária: a obra só é autorizada se há participação de 100% dos moradores. O índice seria elevado demais e, em caso de redução, poderia expandir a pavimentação. Os 100% também eram exigidos em governos anteriores. A prefeitura alega escassez de recursos para aumentar sua participação.
Continua depois da publicidade
Joinville busca sinal verde para empréstimo para parque e desassoreamento do Cachoeira
Joinville tem 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação
Estudos sobre PPP dos cemitérios de Joinville ficam prontos até setembro
UFSC estuda implantação de curso de medicina em Joinville
Joinville avalia repasse “extra” para CEIs conveniados
Além de mais casos confirmados, dengue em Joinville tem disparada em notificações