Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF do período que atuou como presidente

Entrega acontece após Moraes determinar a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente

Compartilhe:
Ex-presidente deu entrevista na manhã desta quarta-feira (23) enquanto viajava para São Paulo

A investigação é por conta do recebimento de joias da Arábia Saudita (Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo)

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizar a quebra de sigilo bancário de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente apresentou os extratos bancários dos quatro anos em que esteve à frente do Executivo nesta quinta-feira (24). As informações são do g1.

Continua após a publicidade

Em petição apresentada ao ministro do STF, os advogados afirmam que Bolsonaro se apresenta “de forma espontânea” para afastar a necessidade de “movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão”. 

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Continua após a publicidade

Os advogados também solicitam que o sigilo seja decretado nos autos. “Considerando o teor dos documentos ora apresentados, requer a decretação do sigilo da presente petição e seus anexos”. 

Além disso, afirmaram que o ex-presidente está à disposição da Justiça para “quaisquer esclarecimentos acerca de sua movimentação bancária”. 

Nos últimos dias, os advogados de Bolsonaro estavam sistematizando as informações para enviar ao STF, uma vez que a decisão de quebra de sigilo já havia sido tomada por Moraes. 

Entre os dados que constam dos extratos estão as vendas de automóvel e jet-ski e ressarcimento de despesas com saúde.

Continua após a publicidade

Candidato de Alckmin em Brusque reverte decisão e tem candidatura mantida no TRE-SC

“Como é cediço, o peticionário é ex-presidente da República Federativa do Brasil, tendo exercido a mais alta função do Poder Executivo ― para a qual foi eleito em pleito popular ―, pelo quadriênio compreendido entre os anos de 2019 e 2022, período em que sempre se manteve fiel aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, pilares constitucionais que pavimentam a administração pública”, afirmou a defesa. 

Continua após a publicidade

O ministro do STF determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em 17 de agosto. A investigação é por conta do recebimento de joias da Arábia Saudita que deveriam ser incorporadas à União.