Sobrevoo registra mais de 200 mães e filhotes de baleia-franca entre SC e RS

Temporada reprodutiva dos mamiferos segue até novembro

Compartilhe:
Baleia-franca será monitorada no Brasil a partir de SC.

Imbituba, no Sul de Santa Catarina, foi o município com o registro mais significativo (Foto: Instituto Australis, Divulgação)

O segundo sobrevoo da temporada registrou 216 baleias-francas entre os litorais catarinense e gaúcho, nesta segunda (16) e terça-feira (17). Foram 107 mães, cada uma com um filhote, além de dois adultos solitários. O trecho percorrido compreende Florianópolis até Cidreira, no Norte do Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Imbituba, no Sul de Santa Catarina, foi o município com o registro mais significativo. A maior concentração de baleias foi vista entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, com 46. Outras 36 foram observadas entre o extremo norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila.

Continua após a publicidade

Como a caça às baleias mudou SC e quase levou espécie à extinção

— A temporada reprodutiva de 2024 tem surpreendido muito com o número de baleias presente em nosso litoral. Esse aumento das avistagens ao longo dos anos nos deixa imensamente felizes, pois é uma resposta positiva da recuperação populacional desse animal que foi caçado por séculos em nosso litoral — destaca a bióloga e coordenadora técnica do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, Mariana Favero Silvano.

A temporada segue até novembro. O primeiro sobrevoo deste ano foi realizado em julho e registrou 99 baleias. As expedições são realizadas pelo Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA), do Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras.

Espécie sob ameaça

As baleias-francas tem uma população estimada de 500 animais e possui taxa de crescimento anual de 4%. Por isso, é uma espécie que ainda sofre ameaça de extinção no Brasil. O monitoramento constante ajuda a entender como está a recuperação desses mamíferos na costa do sul do país.

Continua após a publicidade

— Um sobrevoo com um número elevado de baleias como o de 2024 aumenta a chance de encontrarmos baleias já conhecidas. E, é essa a informação que precisamos para gerar os modelos estatísticos que resultam em números como o tamanho populacional e as taxas de crescimento anual — afirma o gerente de Pesquisa do ProFRANCA, Eduardo Renault.

Veja fotos das baleias-francas em SC e RS

Assista ao sobrevoo que registrou mais de 200 baleias-francas

Leia mais

VÍDEO: Alunos de canoagem flagram baleias durante treino em praia de Florianópolis

Continua após a publicidade

Praia de SC vai ganhar mirante aberto ao público para observação de baleias