Dia Internacional do Estudante: a luta do DCE da UFSC em fotos

Data foi criada em 1941, em Londres, em homenagem a estudantes tchecos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial

Compartilhe:

Dia Internacional do Estudante é um marco histórico na luta estudantil (Foto: Acervo AGECOM UFSC, Luana Pilman, Reprodução)

O Dia Internacional do Estudante é celebrado neste domingo (17) em memória a oito estudantes tchecos que lutaram contra soldados nazistas na invasão ao país durante a Segunda Guerra Mundial. A data, efetivada em 1941, marca a importância do movimento estudantil pelos direitos dos alunos a uma educação justa e acessível.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Santa Catarina, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem se consolidado como um dos principais espaços de organização e mobilização estudantil. Ao longo dos anos, o DCE vem desempenhando um papel fundamental na defesa de direitos, promovendo debates e reivindicando melhorias nas instituições de ensino.

Continua após a publicidade

Dia do Estudante

Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida por tropas do governo Hitler. Na ocasião, vários dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do Holocausto.

O Dia Internacional do Estudante foi criado dois anos depois, em 1941, em Londres, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes. O dia 17 de novembro é uma forma de homenagear as vítimas do trágico episódio ocorrido dentro de uma universidade da antiga Tchecoslováquia.

Movimento estudantil em Florianópolis

O Diretório Central dos Estudantes é a principal entidade de representação dos estudantes em uma instituição de ensino superior. É através dele que os direitos estudantis são defendidos, sendo o principal arco de articulação de estudantes, gestores universitários e autoridades externas para garantir direitos, qualidade de ensino e boas condições no ambiente universitário.

Durante os anos, muitas manifestações estudantis foram organizadas pelo DCE da Universidade Federal de Santa Catararina (UFSC) que estavam presentes em diversos atos políticos na Capital catarinense. Um exemplo foi a participação ativa dos estudantes durante a Novembrada, uma manifestação popular contra a ditadura militar brasileira, ocorrida no Centro ​de Florianópolis, em 30 de novembro de 1979.

Continua após a publicidade

Veja fotos das movimentações no decorrer dos anos

Leia também

Universidade catarinense está entre as dez melhores instituições na América Latina

Enem 2024: Ministério fala em adiantamento de gabarito e volta de certificado para Ensino Médio

Continua após a publicidade

“País sem plano e projetos fantásticos na gaveta”, critica precursor da inovação em SC