Líderes mundiais se manifestam após eleição do papa Leão XIV

Lula (PT), Donald Trump e Javier Milei escreveram mensagens ao papa nas redes sociais

Compartilhe:

Donald Trump foi o primeiro a se manifestar publicamente (Foto: Ricardo Stuckert/PR e Redes sociais, Reprodução)

Os principais líderes mundiais se manifestaram nesta quinta-feira (8) após o cardeal Robert Francis Prevost ser escolhido como o novo papa. Leão XIV é o primeiro pontífice americano da história da Igreja Católica. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi o primeiro a se manifestar publicamente.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No X (antigo Twitter), Trump escreveu que era uma honra perceber que Leão XIV é o primeiro papa americano e que isso era “animador e uma Grande Honra” para os Estados Unidos. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que foi nomeado papa. Não vejo a hora de conhecer o papa Leão 14. Será um momento significativo”, escreveu o presidente.

Continua após a publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou em suas redes sociais, através de um post em colaboração com o Governo Federal, no Instagram.

Na publicação, Lula pede que o novo papa seja capaz de promover a paz, guiar a justiça social, reduzir a pobreza e fazer do mundo um lugar mais humano.

“Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social, promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!”, escreveu.

Também no X, Javier Milei, presidente da Argentina, publicou uma imagem gerada por IA, com um leão em um corpo humano. Ele escreveu: “As forças do céu deram o seu veredito de forma clara. Não há mais palavras Senhor Juiz. Fim.”

Continua após a publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, escreveu: “Um momento histórico para a Igreja Católica e milhões de fiéis. Para o papa Leão XIV, e para todos os católicos na França e ao redor do mundo, eu dedico uma mensagem de fraternidade: que nesse 8 de maio, este novo pontificado seja de paz e esperança.”

Veja fotos do papa Leão XIV

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Continua após a publicidade

Leia também

Rua de pequena cidade de SC tem nome de um dos favoritos para suceder o papa Francisco

Fumaça branca é liberada e Igreja Católica já tem novo papa

Continua após a publicidade

Robert Prevost escolhe Leão XIV, nome usado pela última vez em 1878