Furtos e vandalismo em lápides em SC se repetem e geram revolta nos moradores

Cemitérios de Erval Velho e Celso Ramos foram alvos dos crimes

Compartilhe:

O Cemitério Municipal de Erval Velho foi alvo de vandalismo na madrugada de quarta-feira (3) (Foto: Prefeitura de Erval Velho)

O Cemitério Municipal de Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense, foi alvo de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (3), quando lápides foram danificadas. O episódio gerou indignação na comunidade, além da preocupação de moradores diante de crimes que vêm se repetindo em cemitérios do Meio-Oeste de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Erval Velho emitiu uma nota de repúdio sobre o vandalismo praticado. “Atos como este ferem não apenas o patrimônio público, mas também a memória e o respeito às famílias”, diz o trecho da nota.

Confira nota completa

“O Município de Erval Velho vem a público manifestar seu repúdio diante do ato de vandalismo ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 03/09, que teve como alvo o Cemitério Municipal. Atos como este ferem não apenas o patrimônio público, mas também a memória e o respeito às famílias da nossa comunidade. A Prefeitura reforça que medidas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis e garantir que ações como esta não se repitam. Contamos com a colaboração de todos para preservar o respeito e a segurança em nossos espaços públicos.”

Continua após a publicidade

Caso semelhante em Celso Ramos

Na madrugada de terça-feira (2), moradores de outra cidade do Meio-Oeste, em Celso Ramos, já haviam se deparado com uma cena parecida: três túmulos violados e lápides furtadas no cemitério da cidade. Neste caso de Celso Ramos, de acordo com a Polícia Militar, além dos jazigos diretamente afetados, outros pontos do local apresentavam sinais de violação, sugerindo ação coordenada dos criminosos.

Nos dois municípios, ainda não há informações sobre os responsáveis pelos crimes e as investigações continuam em andamento. 

A Prefeitura de Celso Ramos também emitiu nota e classificou o episódio como inaceitável:

“A Administração Municipal de Celso Ramos manifesta seu mais profundo repúdio aos atos de furto e vandalismo ocorridos no Cemitério Municipal na madrugada do dia 2 de setembro. Reforçamos que tais ações são inaceitáveis, atingem o patrimônio público e ferem a memória e os sentimentos das famílias da comunidade. A Administração já está tomando as medidas necessárias para reforçar a segurança do local e garantir que episódios como este não se repitam. Administração reafirma: atos de desrespeito e violência contra o patrimônio público e a comunidade não serão tolerados.”

Continua após a publicidade

Leia também

Furtos de lápides em SC chocam moradores e levantam suspeita de ação coordenada

Período de reprodução de escorpiões acende alerta para acidentes no Meio-Oeste de SC