Atualmente, o Brasil possui 29 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Muitos deles são resultados de fusões ou separações de siglas anteriores. A reportagem do NSC Total foi atrás de mais informações no TSE para responder a pergunta: de onde surgiram os maiores partidos políticos do Brasil?

Continua depois da publicidade

Veja fotos de partidos políticos do Brasil

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Fundado em março de 1966, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) surgiu logo após o Ato Institucional nº 2, que extinguiu os partidos políticos — permitindo apenas o MDB e a Aliança Renovadora Nacional (Arena). Na época, a sigla se opunha aos governos militares e chegou a conquistar algumas cadeiras no Congresso Nacional.

Com o fim da ditadura militar, o partido foi extinto e substituído pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mas manteve as mesmas características e ideologias. Desde então o partido se consolidou como o maior de todo o Brasil, com cerca de 2 milhões de filiados. Em 2017, voltou a utilizar o nome antigo e, atualmente, é presidido pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).

Partido dos Trabalhadores (PT)

Na reta final da ditadura militar, foi fundado o Partido dos Trabalhadores (PT), em fevereiro de 1980. O partido reuniu trabalhadores do campo e militantes de esquerda, em especial da região ABC Paulista. A sigla se manteve a mesma desde a fundação, sem grandes alterações na organização partidária.

Atualmente, é o segundo maior partido político do Brasil, com cerca de 1,6 milhão de filiados. É presidido por Edinho Silva (PT-SP).

Continua depois da publicidade

Progressistas (PP)

Fundado em setembro de 1995, o Progressistas (PP) é resultado de uma série de fusões e separações. Nos anos finais da ditadura militar, o Arena havia se transformado no Partido Democrático Social (PDS) e ainda governava o Brasil. Com os pedidos de redemocratização e a volta das eleições, a sigla enfrentou crises internas, que resultaram em dissidências para outros partidos.

Enfraquecido, o PDS se reuniu com outras siglas e se juntou ao Partido Progressista Reformador (PPR) — na época, presidido pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). No entanto, o partido duraria pouco, visto que logo se reuniria com outra sigla também chamada de Partido Progressista (antigo PP). Assim, foi fundado o Partido Progressista Brasileiro (PPB), que logo removeria o “Brasileiro” do nome, ficando apenas PP. O partido é o terceiro maior do país, com cerca de 1,3 milhão de filiados, presidido pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Partido Renovação Democrática (PRD)

A sigla mais recente da lista é o Partido Renovação Democrática (PRD), fundado em outubro de 2022. O partido nasceu de uma fusão entre o Patriota e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), após ambos não atingirem a cláusula da barreira nas eleições de 2022 — que impede a atuação de um partido caso ele não chegue ao número mínimo de votos. Inicialmente a sigla seria chamada de “Mais Brasil”, mas o nome logo foi alterado a fim de evitar uma rejeição do TSE. Desse modo, o partido se tornou o quarto maior do país, com cerca de 1,3 milhão de filiados. É presidido por Marcus Vinícius Neskau (PRD-RJ).

Qual a função dos partidos políticos?

Segundo o TSE, a principal importância dos partidos políticos reside no lançamento de candidatos às eleições, visto que é proibido o registro de candidaturas avulsas — ou seja, sem partidos. Desse modo, os mandatos políticos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos sob sua legenda, o que auxilia em decisões jurídicas.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia mais

Quais as chances do La Niña mudar o tempo em SC e no Brasil nos próximos meses