Rajadas de vento que causaram estragos em SC chegaram a 100 km/h, afirma Defesa Civil

Houve destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica e embarcação chegou a virar por conta do vento

Compartilhe:

Telhado de casa desabou em Itajaí (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Os ventos que provocaram estragos entre o sábado (18) e o domingo (19) chegaram a 100 km/h, segundo levantamento da Defesa Civil. A cidade que registrou as rajadas de vento mais intensas foi Urupema, na Serra catarinense.

Continua após a publicidade

No Centro de Formação de Atletas do Avaí, ao lado do estádio da Ressacada, em Florianópolis, uma estrutura de tendas foi levantada pelo vento. Uma pessoa ficou ferida e foi atendida pelos bombeiros. Ao todo, foram 18 ocorrências até o começo da noite de sábado na capital, segundo a Defesa Civil municipal. Árvores caíram, houve danos à rede elétrica, destelhamentos e quedas de placas e outras estruturas.

Veja fotos dos estragos

Em Itajaí, o telhado de uma residência desabou por conta das fortes rajadas de vento. Alguns bairros da cidade ficaram sem energia elétrica. A constrututora de um edifício em construção foi notificada por conta de uma grua destravada, que estava balançando com o vento. Segundo a Defesa Civil, 10 pessoas ficaram desalojadas na cidade, com três residências afetadas.

Continua após a publicidade

Em Bombinhas, uma embarcação ficou à deriva na praia de Zimbros e foi resgatado pela Secretaria de Pesca do município. A Defesa Civil municipal também foi acionada. Em Itapema e Porto Belo, diversos edifícios estavam com proteção voando e tapumes se desprendendo, atingindo fiações.

No início da tarde de sábado, cerca de 28 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no Estado. Florianópolis foi a cidade mais atingida, com 14.627 mil unidades sem luz, seguida de Criciúma, Itajaí e Blumenau.

Maiores rajadas de vento

A cidade que registrou as maiores rajadas de vento entre às 7h de sábado e às 7h de domingo foi Urupema. O município na Serra chegou a ter ventos de 100 km/h. Depois aparece Balneário Barra do Sul, com 80 km/h, onde um barco virou e um homem foi resgatado no mar por conta da ventaria. Veja abaixo os maiores valores.

Ainda, o vendaval chegou a 83 km/h em Florianópolis, na região do Floripa Airport, e em Rancho Queimado os valores foram de 82,4 km/h, porém os dados, informados pela Defesa Civil, não são foram computados pela Epagri.

Continua após a publicidade

Leia também

Vídeo impressionante mostra força do vento em Florianópolis; uma pessoa ficou ferida

Ventos fortes provocam “apagão” em 14 mil imóveis de Florianópolis