Brasileiros estão atravessando a fronteira com o Paraguai em busca de medicamentos para emagrecer como a tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, que no país vizinho é vendida por um preço muito abaixo do que é praticado no Brasil.
Uma caneta de 15mg no Brasil é vendida em média por R$ 3.500, enquanto que no país vizinho ela sai por cerca de R$ 600. Além do preço baixo, no Paraguai, estes medicamentos não exigem receita para a compra, apesar da recomendação do órgão regulador do país.
A alta procura acabou gerando uma espécie de comércio ilegal e clandestino. Isso é perigoso pois aumenta a incidência de automedicação e os riscos que isso podem trazer para a saúde. Pessoas já chegaram a ser presas fazendo carregamento do medicamento para o Brasil.
Além disso, o medicamento produzido no Paraguai não possui autorização para ser comercializado no Brasil, pois não segue os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Outro ponto importante é o armazenamento. Sabe-se que a tirzepatida precisa ficar armazenada em lugar frio para que mantenha seus efeitos até ser aplicada. Quando exposta ao calor, pode provocar alergia, vômitos ou desidratação suprema.
A Anvisa reforça que a venda de medicamentos sem registro no Brasil é proibida.
O que é o Mounjaro e como ele funciona?
O que é o Mounjaro, apontado por estudo como 47% mais eficaz para perder peso que o Ozempic





