A Concept be safe, blindadora de São Paulo, inaugurou a primeira fábrica do Brasil dedicada à blindagem de veículos elétricos. Localizada em Sumaré (SP), com um investimento de R$ 5 milhões e capacidade inicial para proteger 30 carros por mês, ela ainda pode expandir para 100 unidades mensais.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A fábrica surge em resposta ao crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil, que, segundo a ABVE, emplacou mais de 173.500 unidades em 2024, um aumento de 85% em relação a 2023.
Já em 2023, 25% dos carros blindados pela Concept foram elétricos ou híbridos, percentual que subiu para 40% em 2024.
Processo especial
Entre os diferenciais com relação aos veículos a combustão blindados, a principal, segundo a empresa, está na abordagem de engenharia, materiais e processos para garantir segurança balística, sem comprometer a integridade do veículo elétrico.
— No processo de blindagem de carros elétricos, por exemplo, é fundamental considerar o impacto da proteção sobre a distribuição de peso e a autonomia da bateria, o que exige cálculos mais precisos e materiais mais leves — afirma Rogério Garrubbo, conselheiro de inovação e tecnologia da Concept be safe.
Veja imagens
Além disso, é preciso garantir que a blindagem não interfira nos sensores, radares, conectores de alta tensão e na refrigeração da bateria. O isolamento dos circuitos elétricos também precisa ser reforçado para evitar riscos de curto-circuito.
— Vale ressaltar ainda que a blindadora para elétricos deve seguir regulamentações adicionais, garantindo que o processo de blindagem não afete os padrões de segurança elétrica e de bateria impostos pelos fabricantes, bem como a performance do carro — conclui Garrubbo.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
Nova versão do T-Cross traz inédita e limitada cor de fábrica



