A Mercedes-Benz lança no Brasil o novo modelo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé, segunda geração do superesportivo híbrido com tecnologia da Fórmula 1.
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Com “performance” no nome, o cupê de 4 lugares combina o motor V8 biturbo 4.0 dianteiro de 612 cv com um motor elétrico de 204 cv no eixo traseiro.
Combinado, o sistema híbrido entrega impressionantes 816 cv de potência e 145 kgfm de torque, suficientes para o cupê chegue a 100 km/h em 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h.
Tecnologia herdada da F1
A bateria posicionada acima do eixo traseiro melhora a distribuição de peso e a carga do veículo, contribuindo para um desempenho dinâmico. O sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ permite que a potência do motor elétrico seja transferida para as rodas dianteiras quando necessário.
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As baterias requerem uma temperatura adequada para funcionar de forma ideal, já que temperaturas extremas podem causar perda de potência ou danos. Por isso, a bateria de 400 volts AMG se destaca pela refrigeração direta, onde 560 células são resfriadas individualmente com um líquido refrigerante não inflamável, superior à água em capacidade térmica.
Inspirada nas tecnologias da Mercedes–AMG Petronas F1, a bateria tem 6,1 kWh de capacidade, 70 kW de potência contínua e pode ser carregada em estações de carregamento ou tomadas domésticas, oferecendo 13 km de autonomia elétrica.
A operação é desenvolvida para garantir potência elétrica sempre acessível, permitindo máxima aceleração quando necessário, através de uma estratégia de recuperação eficiente. Os modos de condução “AMG Dynamic Select” adaptam a experiência de dirigir, enquanto o híbrido geralmente inicia de forma silenciosa. A recuperação de energia é otimizada pela refrigeração, podendo ser feita em quatro estágios, permitindo ao motorista dirigir com um único pedal em alguns modos.
Veja imagens do novo modelo
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A estratégia de operação básica do híbrido de alto desempenho do carro de Fórmula 1 permite acesso instantâneo à potência máxima, essencial para acelerações e ultrapassagens.
Os programas de condução AMG Dynamic Select, incluindo Elétrico, Comfort e Race, oferecem diversas experiências de condução, ajustando parâmetros como resposta do acionamento e som. Geralmente, o veículo inicia de forma silenciosa no modo Comfort, com um ícone indicando prontidão e um som característico da AMG que é ouvido no interior. Um leve toque no acelerador ativa o movimento do híbrido.
A bateria de alto desempenho mantém uma temperatura ideal de cerca de 45 graus devido à refrigeração direta, permitindo otimização na recuperação de energia.
Isso possibilita que a recuperação comece no modo de desaceleração, sem necessidade de acionar o freio, carregando a bateria e criando torque de frenagem, protegendo os freios e, em algumas situações, evitando seu uso.
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Dinâmica aprimorada
O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé também conta com um elemento aerodinâmico ativo, que se ajusta automaticamente em resposta aos programas de condução, melhorando a estabilidade ao aumentar a pressão aerodinâmica a 80 km/h. Além disso, um aerofólio traseiro retrátil adapta sua posição conforme as condições de condução, com cinco ângulos diferentes a partir de 80 km/h, para otimizar a estabilidade ou diminuir a resistência ao ar, com parâmetros ajustados pela equipe de aerodinâmica da AMG.
A suspensão conta com estabilização semiativa que ajusta os amortecedores em extensão e compressão, substituindo os estabilizadores de barra de torção.
A direção ativa do eixo traseiro permite que as rodas traseiras se movam em direções opostas ou iguais às dianteiras, dependendo da velocidade, o que proporciona agilidade e estabilidade.
O sistema de freios em cerâmica AMG inclui pinças de 6 pistões na frente e 1 pistão na traseira, com discos de alta performance, oferecendo distâncias de frenagem curtas, máxima estabilidade, resistência e uma longa vida útil, além de ser leve, reduzindo o peso total do veículo.
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Conforto e esportividade
O interior do veículo atende tanto ao público esportivo quanto aos que buscam conforto, destacando-se pelo design focado no condutor e pela harmonia do espaço.
Os assentos esportivos AMG, com ajuste elétrico, oferecem bom suporte lateral e conforto em longas distâncias, além de três programas de massagem para aprimorar a experiência em viagens.
O Pacote Energizing Plus opcional expande essas funções, integrando massagens e iluminação.
O console central se integra ao painel de instrumentos, destacando uma tela multimídia sensível ao toque de 11,9” em formato vertical, integrada ao display do condutor de 12,2”. No menu AMG Performance, o condutor pode acessar dados como potência, torque e status do veículo.
Teclas de controle abaixo da tela central permitem ajustes de mídia e sistemas de assistência. Informações sobre o sistema híbrido, como fluxo de energia, velocidade e temperatura do motor elétrico, também são exibidas.
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Já disponível nas concessionárias, o novo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance custa R$ 1.697.900.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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