O primeiro esboço do que será a próxima geração da Amarok foi divulgado pela Volkswagen. A picape média, com produção em General Pacheco, Argentina, tem produção prevista para 2027, com investimento na ordem de US$ 580 milhões, elevando para R$ 20 bilhões os aportes na América do Sul.

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Com a Amarok, a Volks amplia de 16 para 17 os lançamentos na região entre 2024 e 2029. Três já foram conhecidos no ano passado: T-Cross, Nova Amarok e Nivus.

Este ano a marca lançará o novo Tera, SUV de entrada da Volks, além da versão GTS do Nivus, a reestilização do Jetta GLI e o retorno do Golf GTI.

A Volks ainda promete a chegada de uma nova plataforma híbrida (projeto MQB Hybrid) e uma nova arquitetura eletrônica que vai permitir mais conectividade, segurança e espaço interno.

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A futura Amarok deriva de uma chinesa

Mas não se trata de uma picape derivada da plataforma da Ford Ranger. A nova Amarok vai aproveitar a arquitetura da carroceria sobre chassi da picape Maxus T90, da Saic, marca chinesa com quem a Volks tem uma joint venture na China.

A versão argentina vai receber os traços da equipe de design da Volks liderada por José Carlos Pavone, chefe de design da VW para a América Latina.

Veja fotos da futura Amarok

— Este projeto representa uma fusão entre a excelência da engenharia alemã e a tecnologia da próxima geração. A Argentina e toda a região sul-americana desempenham um papel fundamental neste esforço. Com o investimento destacamos a importância de nossa planta de produção na Argentina — afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

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De acordo com a Volks, a picape terá um salto tecnológico, não só ao nível do produto, mas também do processo produtivo.

E a atual… vai em banho-maria

Atualmente a Amarok é vendida em três versões de acabamento, todas com motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv de potência, e preços que variam entre R$ 314 mil e R$ 355 mil.

É uma boa picape, a mais potente da categoria, mas lanterninha no mercado. Teve apenas 1.812 unidades emplacadas no primeiro trimestre este ano, atrás de modelos intermediários e médios e meros 3% de mercado.

A Ford Ranger, também produzida na Argentina, tem 12,3% de mercado com 7.363 unidades vendidas entre janeiro e março. E a Toyota Hilux, líder, licenciou 10.216 picapes e detém 17,1% de market share.

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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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