Itajaí abre a Vila da Regata ao público

Compartilhe:

A Vila da Regata, cenário da parada da Volvo Ocean Race em Itajaí, abriu oficialmente ao público ontem  à noite. A cerimônia lembrou a coragem dos velejadores e a transformação que a regata representou para a cidade desde 2012, quando aportou em Itajaí pela primeira vez. O prefeito Volnei Morastoni (PMDB) ressaltou o ganho para a economia e o resgate dos esportes náuticos, que voltam a despontar.

Continua após a publicidade

Na chegada à Vila da Regata, o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) disse que o investimento do Governo do Estado para manter a Volvo Ocean Race em Itajaí — R$ 4,7 milhões nesta edição — tem retorno para Santa Catarina, especialmente em publicidade. Turismo é importante, disse, “e só seremos competitivos se divulgarmos Santa Catarina”.

Richard Brisius, CEO da Volvo Ocean Race, ressaltou que esta foi a travessia dos mares do Sul mais difícil da história da regata, em condições extremas. E homenageou John Fisher, tripulante do barco SHK/Scallywag que morreu a caminho de Itajaí. A queima de fogos que marcou a abertura oficial da Vila da Regata, segundo ele, simbolizou uma chuva de estrelas em memória ao atleta.

Continua após a publicidade

Ontem, a equipe SHK/Scallywag confirmou que deixará o porto onde permanece desde a tragédia, no Chile, e seguirá para Itajaí — assim como a família do velejador. Em homenagem a Fisher, a equipe vai retomar a regata.

Leia outras publicações de Dagmara Spautz