Blumenau anuncia obra nova bem ao lado de outra que está empacada

Compartilhe:

Empreiteira alega que faltam trabalhadores e preços de insumos dispararam (Foto: Patrick Rodrigues)

Anda difícil acompanhar a pilha de licitações, ordens de serviço e anúncios de obras neste ano eleitoral. Em Blumenau, muita gente estranhou quando, na semana passada, a prefeitura anunciou melhorias na Rua Frederico Jensen, na Itoupavazinha. Afinal, a via já está em obras — ou deveria estar. Na verdade, uma frente nova foi anunciada para o trecho vizinho àquele que está empacado.

Continua após a publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O segmento em questão começa no trevo da Rua Jacob Ineichen em direção ao bairro Testo Salto. A ordem de licitação foi assinada no dia 20 pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e pelo governador Carlos Moisés (Republicanos), mas ainda não foi publicada no Diário Oficial. O dinheiro virá do Plano 1.000 do governo estadual.

Continua após a publicidade

Da rotatória até a Ari Barroso, perto do Norte Shopping, o trabalho já deveria estar pronto, só que as máquinas desapareceram. Desde o início, a construção de uma ciclovia, a troca do pavimento e melhorias nas calçadas avançam de forma intermitente. Na situação atual, verdadeiros degraus separam trechos com asfalto novo de outros ainda esburacados. Não há sinalização adequada para guiar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas.

A Secretaria de Obras afirma já ter notificado a empreiteira responsável mais de uma vez. As razões do atraso seriam a falta de mão de obra e a disparada nos preços de insumos para a construção.

Esse caso merece atenção tanto pela importância da via, densamente povoada e que serve de alternativa à BR-470 para quem faz o trajeto interbairros, quanto pelo risco que sinaliza. Será viável executar todos os projetos que prefeitura e Estado estão empilhando neste semestre?

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade

Leia também

Projeto quer mudar categoria de proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí

Tradicional hotel de Blumenau tem o prédio penhorado por dívidas com a prefeitura

Continua após a publicidade

Em noite de Oktoberfest em Blumenau, Clésio Salvaro sinaliza apoio a Moisés

Imóvel demolido em esquina no Centro de Blumenau abre espaço a novo investimento