Está em construção uma nova-velha parceria na política de Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) está disposto a apoiar a candidatura a deputado estadual de Napoleão Bernardes (PSD), ex-colega de prefeitura entre 2016 e 2018. Embora em partidos diferentes, as circunstâncias das Eleições 2022 podem reunir a dupla.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

O Podemos tem Lucelma Baldi como pré-candidata à Assembleia, mas o projeto é de longo prazo, de olho numa cadeira na Câmara de Vereadores em 2024. Por isso, o prefeito deseja ajudar outras candidaturas que ampliem a representação de Blumenau a partir de 2023.

Contam com a simpatia dele nomes como Egídio Beckhauser (Republicanos), Marcos da Rosa (União Brasil) e João Paulo Kleinübing (União Brasil). Napoleão, porém, teria maior espaço político para devolver apoio ao prefeito. No caso, ao candidato dele à Câmara Federal, André Espezim (Podemos).

Napoleão diz que, nesta eleição, há parcerias suprapartidárias “autoexplicáveis”. Ele cita a aproximação do deputado Ismael dos Santos (PSD) com Marcos da Rosa, ambos ligados a movimentos religiosos, e do ex-deputado Paulinho Bornhausen (PSD) com o deputado estadual Laércio Schuster (Podemos), pela convivência anterior em outras legendas. Uma parceria com o candidato do prefeito estaria na mesma prateleira de fatos políticos que se explicam sozinhos.

Continua depois da publicidade

— Seria algo natural e muito bem-vindo — define.

Apesar das conversas, ainda não há sinalização pública de apoio de parte a parte. Nem previsão de quando isso ocorrerá.

Fora de Blumenau, Hildebrandt está comprometido com a candidatura a deputado estadual do ex-vereador de Taió Tiago Maestri (Podemos), no Alto Vale, e com a deputada Paulinha (Podemos), que tenta a reeleição. Em ambos os casos, Espezim é o beneficiário direto da parceria.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.​​

Leia também

Carlos Moisés copia em SC visual bélico do presidente da Ucrânia

Blumenau vira pedestal para Moisés, com direito a café no Glória e palanque VIP

Festival Gastronômico de Pomerode terá quatro novos restaurantes

Sem alarde, pedágio da BR-101 Norte em SC passa a aceitar cartões de débito

Destaques do NSC Total