Duas catarinenses estão entre as 100 companhias emergentes globais

Compartilhe:

A WEG (segmento de máquinas e equipamentos) e a BRF (segmento de alimentos) são as duas únicas empresas catarinenses incluídas entre as cem companhias emergentes globais no reconhecido estudo anual feito pelo Boston Consulting Group.

Continua após a publicidade

 

Concorrência

Foi-se o tempo em que apenas hotéis hospedavam turistas. Prova da mudança de comportamento do mercado é o fato de a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Estado de Santa Catarina assinar parceria com a Airbnb “para fortalecer o turismo e apoiar o desenvolvimento econômico das cidades que apresentam vocação para locação por temporada”.

Continua após a publicidade

 

Brasileiros pedem empréstimos

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o país revela que 10% dos brasileiros fizeram algum tipo de financiamento nos últimos 12 meses, sobretudo as classes A e B (16% das respostas). Desse total, 43% contrataram essa modalidade de crédito para a compra do carro novo, 20% para bancar a faculdade e 17% para realizar o sonho da casa própria. Entre outras razões mencionadas, destacam-se a compra de móveis (17%), eletrônicos (12%), motocicleta (12%) e reforma do imóvel (11%). Embora a pesquisa revele que 71% dos brasileiros que realizaram algum financiamento no último ano tenham analisado as tarifas e os juros cobrados na hora de contratar o serviço, 26% não chegaram a estudar os custos. Antes de decidir pelo financiamento, 78% dos consumidores afirmam ter verificado a real possibilidade de quitar as prestações ao longo de todo o período, enquanto 16% não avaliaram.

 

Controle de gastos

Quando questionados sobre como administram o pagamento das parcelas, pouco mais de um em cada cinco entrevistados (23%) assumem não controlar de forma efetiva esses pagamentos. Já 77% afirmam acompanhar de perto os gastos com o financiamento, sendo que 30% o fazem por meio de anotações em caderno ou agenda. Outros 24% registram as despesas em aplicativos de celular e 23%, em planilhas de computador. 

Continua após a publicidade

 

Financiamento inédito

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – (BRDE) pré-aprovou financiamento para sistemas geradores fotovoltaicos de duas empresas catarinenses: uma de Xanxerê e outra de Guabiruba. Estas são as primeiras operações de financiamento com recursos do Fundo Clima pré-aprovadas no País. A linha de crédito do BNDES está vinculada ao subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes e permite o acesso de pessoas físicas e jurídicas a recursos do BNDES para a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração (placas fotovoltaicas, aerogeradores, geradores a biogás e equipamentos necessários).

Continua após a publicidade

 

Livro

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, lançou o livro “A Indústria em Perspectiva”, uma coletânea de 140 artigos que publicou na imprensa de 2011 a 2018, período em que vem dirigindo a entidade. Os textos tratam de temas cruciais para o setor, como ambiente institucional, educação, saúde e segurança no trabalho e inovação e tecnologia. 

Continua após a publicidade

 

Ministro 
Será no dia 2 de julho a palestra do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, na Acij.

 

Leia outras publicações de Loetz