O Sistema Cecred agora se chama Sistema Ailos. A nova marca foi apresentada oficialmente na manhã desta terça-feira em evento na Fundação Fritz Müller, em Blumenau. Na prática, a mudança impacta no posicionamento institucional das 13 cooperativas que formam o sistema – entre elas a Viacredi, que congrega 450 mil do total de 650 mil cooperados. O blog já havia antecipado parte dessa estratégia na última semana. Um dos motivos foi a semelhança na pronúncia com outras cooperativas de crédito, como o Sicredi.
Curta Pedro Machado no Facebook
Leia mais publicações de Pedro Machado
A construção da nova marca é fruto de um trabalho de pelo menos quatro anos. Ailos foi inspirado em "ayllu", base da organização social da civilização inca, onde todos podem ser agentes de transformações. De acordo com Moacir Krambeck, presidente da agora Central Ailos, o nome faz alusão à economia colaborativa.
Para os cooperados, as alterações não serão tão significativas neste primeiro momento. Ao longo dessa construção, todas as 13 cooperativas permanecem com o mesmo nome, mas passarão por um processo de padronização das logotipos – incluindo cores e tipologias iguais -, com impacto na identidade visual. Os serviços oferecidos seguem os mesmos.
O Sistema Ailos tem cerca de 180 postos de atendimento em 56 cidades dos três estados da região Sul do país e administra R$ 6,5 bilhões em ativos. A meta é ampliar esse número para R$ 11,3 bilhões em 2020, quando a expectativa é somar 1 milhão de cooperados.