Largada da Oktoberfest colocará à prova o novo sistema de cartões de consumo

Compartilhe:

A largada da Oktoberfest, na noite desta quarta-feira, colocará à prova a praticidade e a segurança dos cartões magnéticos, que substituem os tíquetes em papel na retirada de comida e bebida dos pontos de venda a partir deste ano. Como toda grande mudança, a novidade ainda desperta certa desconfiança do público, sobretudo depois dos problemas apresentados durante o Festival Brasileiro da Cerveja, quando uma pane deixou o sistema fora do ar por duas horas e obrigou a organização a liberar os expositores a cobrarem em dinheiro vivo ou cartões de crédito e débito.

Continua após a publicidade

Curta Pedro Machado no Facebook​​​​​​​

Leia mais notícias de Pedro Machado​​​​​​

Continua após a publicidade

Para a direção da Vila Germânica, o incidente está no passado. Até porque, desta vez, outras empresas ficarão responsáveis pelo sistema. Imply e Netpdv, que formam o consórcio vencedor da licitação, acumulam vasta experiência na área. A primeira é responsável pelo controle de acesso de grandes estádios de futebol do Brasil – Maracanã, Arena do Grêmio e Beira-Rio estão na lista – e a segunda tem experiência em pagamento cashless de eventos como as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Ricardo Stodieck, diz que a solução veio para ficar e que as probabilidades de queda no sistema, desta vez, são mínimas. A própria direção da Vila Germânica aproveitou o problema durante o festival para aprimorar o modelo e amarrar o edital para o serviço na Oktoberfest, que ficou mais rígido. Ainda assim, caso algum imprevisto aconteça, os caixas espalhados pela festa estarão abastecidos com tíquetes em papel para situações de emergência.

Imply e Netpdv têm previsão de emitir 350 mil cartões de consumo. Apesar de toda a divulgação já feita sobre o modelo (se ainda tem dúvidas, acesse o site da festa), certamente surgirão desavisados em cima da hora. Para estes, será necessário um bocado de paciência e compreensão. Se o novo sistema cumprir o que prometer e permitir a diminuição de filas em caixas, uma das reclamações históricas de visitantes que nunca teve solução, já terá prestado um grande serviço.

Totens a postos

Continua após a publicidade

Nove totens de autoatendimento, que poderão ser usados para recargas nos cartões, estarão espalhados pela Vila Germânica. Ficarão nos setores 1 e 2 e nas saídas do 3 e da praça de alimentação. Mesmo com o sistema cashless, o número de caixas físicos – onde também será possível adicionar créditos no cartões –não irá diminuir. Em momentos de grande público, serão até 140.

Rua XV

Continua após a publicidade

Em acordo com as polícias civil e militar, a Comissão de Segurança da Oktoberfest determinou que bares da Rua XV de Novembro estarão proibidos de comercializar bebida alcoólica depois das 23h durante o período de festa. Como a via é palco de desfiles e de grande concentração de turistas, o objetivo é impedir a criação de um evento paralelo, que demandaria maiores esforços das forças de segurança.

No clima da festa

Continua após a publicidade

O Sindilojas Blumenau está estimulando empresários do comércio a decorarem fachadas e vitrines com elementos que remetam à Oktoberfest. Torço para que haja adesão. Já o