Museu do Futebol em Blumenau morre na praia

Prefeitura e investidor chegaram a um acordo para romper o contrato

Compartilhe:

Exposição prometia mais de 40 mil itens ligados ao esporte (Foto: Arquivo NSC Total)

Anunciado em 2022 como nova atração turística de Blumenau, o Museu do Futebol não vai mais sair do papel. Prefeitura e o pesquisador Jules Soto, proprietário do acervo, rescindiram de forma amigável o contrato de concessão. O vínculo foi oficialmente desfeito a partir da publicação em diário oficial, nesta segunda-feira (19).

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O principal entrave foi o local escolhido para abrigar a amostra. O museu estava previsto para ocupar o subsolo do Galegão. Mas o risco de enchentes atingirem o espaço e comprometer a preservação de relíquias acendeu o sinal de alerta do investidor. A preocupação aumentou depois das cheias de 2023, que inclusive provocaram uma histórica desmobilização da Oktoberfest.

Continua após a publicidade

Houve até algumas conversas em busca de uma solução alternativa, mas elas não evoluíram. Assinado em agosto de 2022, o contrato previa um período de concessão de 20 anos, com o pagamento de um aluguel de R$ 7,5 mil pelo investidor, condicionado ao início das operações.

O projeto inicial contemplava um acervo de mais de 40 mil itens, entre bolas, chuteiras e fotografias, de diversas competições nacionais e internacionais de futebol. O espaço contemplaria bar, cafeteria e loja. Segundo a prefeitura, não houve prejuízo financeiro aos cofres públicos – apenas tempo perdido.

Leia também

Obra em SC atrasada há 8 anos deve ficar quatro vezes mais cara que o previsto, diz secretário

Com 16 novas lojas, shopping de Blumenau marca data para inaugurar segunda fase de reforma

Continua após a publicidade

Metalúrgica investe R$ 150 milhões e inaugura nova fábrica em SC

Dona da Schornstein prepara segundo ciclo de investimentos após fusão