A Blumenau Eventos vai assumir a organização da Festitália a partir de 2027. A entidade, criada no ano passado para administrar os grandes eventos da cidade, entre eles a Oktoberfest, está finalizando as tratativas formais junto ao Lira Circolo Italiano para a transferência definitiva da gestão.
O racional da decisão interessa às duas partes. A Blumenau Eventos, que já nasceu com alta expertise na organização de grandes eventos ao herdar ativos e pessoas da Proeb, acrescenta mais uma grande programação ao seu catálogo, com a vantagem de a Festitália acontecer em uma época do ano (junho) que preenche uma lacuna do calendário e costuma ser mais fraca para o turismo.
Veja pratos da gastronomia da Festitália
Nos últimos anos, o Litra contratou o consultor Norberto Mette, que já havia colaborado no processo de repaginação da Oktoberfest Blumenau no passado, para reposicionar a festa, com avanços importantes na decoração, em atrações culturais e na gastronomia em edições mais recentes.
A entidade, no entanto, tinha mais restrições financeiras para fazer o evento crescer. Sob o guarda-chuva da Blumenau Eventos, há a possibilidade de a Festitália ampliar as receitas, aproveitando também sinergias de outros eventos já organizados, com possibilidade de uma contratação única de fornecedores e serviços, por exemplo.
O diretor-presidente da Blumenau Eventos, Guilherme Guenther, diz que a entidade já conduziu uma pesquisa de opinião de público na edição deste ano e também fez análises iniciais da programação musical da Festitália, além de ter encomendado uma consultoria para avaliar a gastronomia do evento.
Novas propostas para a festa italiana ainda estão sendo avaliadas e estudadas, entre elas a vinda de atrações internacionais e de um aumento de espaço físico. As discussões, no entanto, só devem ganhar mais corpo após outubro. No momento, o foco prioritário da Blumenau Eventos está nos preparativos para a Oktoberfest Blumenau.
Segundo Mette, que vinha conduzindo a organização da Festitália nos últimos anos, a Blumenau Eventos sinalizou o interesse de ampliar os investimentos na festa com o compromisso de preservar o aspecto cultural, o que pesou na decisão do Lira em repassar a gestão. Ele deve colaborar nessa transição.
O secretário de Turismo de Blumenau, Ulysses Kreutzfeld, avalia que a Festitália tem potencial para se tornar o segundo maior evento de Blumenau, posto que hoje pertence à programação natalina.
Além da Oktoberfest Blumenau e, agora, da Festitália, a Blumenau Eventos também é a responsável pela programação de Natal, da Páscoa, do Réveillon e da Sommerfest. Neste ano, assumiu ainda a organização do Festival Brasileiro da Cerveja, até então sob controle de uma entidade privada.





















