Escritório consular da Itália ganha prazo para abertura em SC

A  abertura  do “Sportello Consular” em Florianópolis, (representação diplomática vinculada ao Consulado-Geral da Itália em Curitiba) é aguardada há muito tempo em Santa Catarina

Compartilhe:

Logomarca da celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em SC (Foto: divulgação)

A Cônsul-Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, disse que o escritório de representação consular do país deverá ser aberto em até três meses em Florianópolis. A informação partiu de uma conversa entre ela e o deputado estadual Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O encontro ocorreu em Brusque, na última quarta-feira (31), quando  Berti esteve na cidade para participar do  lançamento oficial da logomarca da celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no estado, que ocorrerá em 2025.

Continua após a publicidade

Cônsul-Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, esteve em Brusque

 A  abertura  do “Sportello Consular” em Florianópolis, (representação diplomática vinculada ao Consulado-Geral da Itália em Curitiba) é aguardada há muito tempo em Santa Catarina. 

Segundo o gabinete de Caropreso, já há a autorização do Itamaraty e do governo da Itália.  No ano passado, o vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, confirmou aos deputados catarinenses, que participaram de missão no país europeu a instalação de uma representação  consular na capital catarinense. 

O local em Florianópolis ainda está em definição. A locação será feita pelo próprio Consulado.

Italianos em SC

Atualmente, o Brasil possui o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana, refletindo os fortes laços culturais e familiares entre os dois países.

Continua após a publicidade

Leia Mais

Custo tributário de imóveis pode até quadruplicar com Reforma

FOTOS: Clube tradicional de Florianópolis começa a ganhar cara nova