Prefeitura de Florianópolis responde Tribunal de Contas sobre marina da Beira Mar

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura da Capital, por meio de nota, respondeu à suspensão do edital para contratação da empresa responsável por construir o parque da marina na Beira Mar Norte.

Continua após a publicidade

Segundo o documento, o edital foi "um dos mais transparentes da história de Florianópolis" e foram acatadas mais de 90% das sugestões técnicas de emendas à proposta por parte do TCE, algo que não é obrigatório.

Ainda na nota, de acordo com a prefeitura, o município buscará entendimento junto ao Tribunal já na próxima segunda-feira (6) por receio de deixar a obra sem apelo aos investidores.

Continua após a publicidade

Leia a nota na íntegra:

"Por mais que seja uma suspensão 'cautelar', ou seja, uma suspensão por precaução, até que o município possa responder as dúvidas do Tribunal de Contas, a Prefeitura recebeu a medida com certa surpresa.

Isso porque o município construiu um dos editais mais transparentes e discutidos da história de Florianópolis, acompanhado passo a passo pela imprensa e órgãos de controle.

A proposta foi aberta para sugestões nacional e internacional por 90 dias, por exemplo. Algo que não é obrigatório.

Continua após a publicidade

Depois, foram mais de 6 meses discutindo com a área técnica do TCE, bem como com o Observatório Social de Florianópolis, acatando dezenas de sugestões de ambos.

Aliás, sobre as sugestões do TCE, a Prefeitura acatou mais de 90%, mesmo não sendo obrigatórias.

Continua após a publicidade

As que restaram, o município vinha discutindo com a Conselheira relatora do processo.

Em alguns desses casos, a área técnica da Prefeitura que trabalhou no edital optou pela manutenção da sua visão para alcançar uma maior concorrência nas propostas.

Continua após a publicidade

Há pequenas divergências em alguns itens do modelo de negócio entre a área técnica que construiu o edital e técnicos do TCE, o que o município vai buscar um entendimento ainda na próxima segunda-feira.

O receio é deixar o edital sem interesse para investidores.

Continua após a publicidade

Se mesmo com os argumentos técnicos, o TCE manter a posição contra essas características do edital, a Prefeitura vai readequar o edital e abrir um prazo de 30 dias para abertura de propostas, para que a cidade não deixe de ter um equipamento tão importante, quando o Parque Marina Beira-Mar Norte."