Até “colchão de solo”: como foi demolição controlada de ponte no MA; confira vídeo do momento da implosão

Operação foi realizada neste domingo

Compartilhe:

Ponte ao lado de estrutura demolida foi mantida (foto: DNIT, Divulgação)

O DNIT fez a demolição controlada de ponte na BR-135, sobre o Estreito dos Mosquitos, no acesso a São Luís (MA). Conforme divulgado neste domingo pelo departamento, a operação foi concluída segundo o planejamento, permitindo o avanço das próximas etapas para a construção de uma nova estrutura na travessia. A decisão pela demolição da ponte de 459 metros construída nos anos 60 foi tomada após inspeções apontarem problemas estruturais. 

Continua após a publicidade

A ponte demolida no sentido Leste fica a apenas 16 metros da ponte no sentido Oeste – que permanece em funcionamento, mantendo a única ligação rodoviária da capital do Maranhão com o restante do Estado. Antes da demolição, foi realizada inspeção na ponte Oeste, além da instalação de sensores para monitorar as vibrações provocadas pelas detonações. Vinte sismógrafos acompanharam os impactos na estrutura e no entorno.

O DNIT informou que a altura de queda da estrutura foi reduzida de 13 para, aproximadamente, sete metros, com a utilização de “colchão de solo” para amortecer o impacto. A operação de implosão, com uso de explosivos, também foi realizada em momento de maré alta, como forma de reduzir a energia do impacto na água. Os disparos das detonações ocorreram em sequência, com pequenos intervalos, para evitar a concentração de energia.

Continua após a publicidade

Após a demolição, três equipes realizaram inspeções simultâneas na ponte remanescente, comparando os resultados com as medições obtidas antes da operação. A área também permaneceu isolada, com medidas específicas de proteção às moradias próximas e à rede elétrica. O tráfego na ponte remanescente já está liberado.

Confira vídeo da implosão