Falta menos de um mês para a liberação do trânsito no acesso ao Sul da Ilha, em Florianópolis, e ainda não se sabe quem fará a instalação da iluminação. Por enquanto, circular pela região terá que ser às escuras. Nesta segunda-feira (2) de manhã, perguntei ao secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, durante o Bom Dia SC, da NSC TV, sobre a instalação. Ele delegou a responsabilidade à Celesc. Mais tarde, procurei a companhia, que negou o fato. Segundo a assessoria da empresa, o secretário havia se confundido.
Continua depois da publicidade
A resposta, então, passou a ser outra: a prefeitura de Florianópolis é quem deve cuidar da iluminação. O município, entretanto, desconhece o fato. Diz que, por se tratar de uma rodovia estadual, a responsabilidade é do governo do Estado. A assessoria da prefeitura afirmou que haveria uma conversa sobre o assunto com o governo estadual, mas que isso dependeria de um contato da outra parte, que é a responsável pela obra.
Voltei, então, à secretaria de Infraestrutura, que segunda-feira (2) à noite se posicionou de forma diferente. A pasta justifica que o novo acesso está sendo feito com a infraestrutura para a instalação elétrica, mas diz que é o município quem deve fazer a implantação do sistema com base no artigos 30 e 149 da Constituição Federal, que tratam do assunto. Por isso, a secretaria afirma que vai buscar junto à Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (Cosip), que é administrada pela prefeitura, “a possibilidade para execução do projeto de serviços de iluminação pública do Acesso ao Sul da Ilha”.