O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) demoliu o antigo prédio que foi sede de um órgão público e estava sem uso nos últimos anos. A estrutura foi usada pela Defensoria Pública da União (DPU), e fica localizada na Rua Bulcão Viana, no Centro de Florianópolis. A demolição ocorreu durante o período de férias escolares e recesso dos órgãos públicos. A ação resultou na retirada de cerca de 2.480 metros cúbicos de entulho e na revitalização de uma área considerada degradada da região central da Capital.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos foram realizados entre 13 de dezembro de 2025 e 8 de janeiro de 2026 por uma empresa especializada, segundo o Tribunal. Além da demolição, o TJSC contratou a destinação ambiental adequada dos resíduos. Todo o material foi separado e encaminhado para reuso, reciclagem ou descarte correto, o que corresponde a aproximadamente 248 viagens de caminhões basculantes com capacidade de 10 metros cúbicos cada.
Veja fotos da área sem o prédio
De acordo com o Judiciário catarinense, a demolição ocorreu devido ao avançado estado de degradação do imóvel, à dificuldade de adaptação às normas de acessibilidade e ao potencial construtivo do terreno, previsto no Plano Diretor Municipal. A legislação permite uma ampliação significativa da área construída em comparação ao prédio que existia no local.
O terreno, com área total de 3.526,04 metros quadrados, foi incorporado ao patrimônio do TJ-SC após um contrato de permuta firmado em agosto de 2025 com a União, por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Em troca, o Tribunal cedeu um imóvel na rua Almirante Lamego, também no Centro de Florianópolis, com 649,60 metros quadrados de área do terreno e 4.095,60 metros quadrados de área construída.
Com a incorporação da nova área, o TJSC passa a dispor de um espaço em localização estratégica, mais próximo da sede do Tribunal, de unidades jurisdicionais e de órgãos governamentais. A expectativa é de que a proximidade contribua para a integração entre instituições e para a concentração do atendimento ao público.
Continua depois da publicidade







