O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Edupércio Pratts, tem feito visitas aos prefeitos das cidades-sede de batalhões da corporação no Estado para discutir a implantação de um modelo cívico militar nas escolas municipais destes municípios. A ideia é levar bombeiros aposentados para dividir a direção das unidades com professores e colocar na rotina dos alunos a disciplina militar.
Continua depois da publicidade
Chapecó e Itajaí serão os primeiros locais e fazer parceria com a corporação, segundo Pratts. As conversas com os prefeitos Luciano Bulligon e Volnei Morastoni, estão avançadas, e permitem estimar o começo dos trabalhos no segundo semestre. Além de programas já conhecidos como o Bombeiro Mirim, a ideia do projeto nas escolas é colocar atividades como respeito à bandeira e lições de civismo no dia a dia dos alunos. Projeto semelhante é desenvolvido desde o ano passado pela Polícia Militar (PM).
Denúncia
O vereador da Capital Maikon Costa (PSDB) contratou a delegada aposentada da Polícia Federal (PF) Julia Vergara para trabalhar na sua defesa no caso da denúncia feita pelo seu ex-assessor. Ela deixou a PF e está advogando. Vergara também é filiada ao PSDB e concorreu à vereadora nas últimas eleições. Na sessão desta terça-feira (21), o presidente do Conselho de Ética, Tiago Silva, diz que seguirá o decreto lei 201/1967, que estabelece os rituais que devem ser seguidos em casos semelhantes.
Continua depois da publicidade