Base
Carlos Bolsonaro estabeleceu-se em São José como domicílio eleitoral e já está atuante nas articulações para outubro. A base dele será a sede do diretório estadual do PL, que fica na Rua Nereu Ramos, no Centro de Florianópolis. É lá que ele tem realizado as primeiras reuniões.
Continua depois da publicidade
Apoio
O PL estadual e o governador Jorginho Mello (PL) serão os principais “abrigos” de Carlos para se estabelecer no Estado. O partido tem dado a estrutura necessária para os passos iniciais do pré-candidato ao Senado.
Vai começar
Os movimentos nos bastidores já estão intensos para as disputas dos dois Quintos Constitucionais para vagas de desembargador que serão abertas no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Uma das cadeiras é destinada à OAB-SC e a outra ao MP-SC. Os processos devem ser iniciados entre fevereiro e março.
Aliás
Está marcada para o dia 6 de fevereiro a posse da nova presidência do TJ-SC. O desembargador Rubens Schulz, eleito em dezembro, assume o comando do Tribunal junto com os demais eleitos para a diretoria do Poder.
Mercosul e União Europeia
O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) fez um elogio à atuação da família Bornhausen no processo que levou ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo o parlamentar, o avanço é resultado de um trabalho construído ao longo de décadas. Ele parabenizou Paulinho Bornhausen, atual secretário de Articulação Internacional de SC, e seu pai, o ex-governador Jorge Bornhausen, pela contribuição decisiva no início e na condução desse processo.
Continua depois da publicidade
Mercosul e União Europeia (2)
Goetten afirma que Jorge Bornhausen teve papel relevante na articulação política e institucional que lançou as bases do acordo, enquanto Paulinho atuou de forma estratégica na defesa da integração econômica e na aproximação entre o Brasil e a União Europeia.
Alerta na arrecadação
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) alertou 26 municípios, entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, por não terem atingido a meta de arrecadação no quinto bimestre do ano passado. Conforme o órgão, eles precisarão adotar medidas para limitar empenhos e a movimentação financeira até o reequilíbrio das contas. Os controladores internos desses municípios já foram notificados. No entanto, até a última sexta-feira, 86 dos 295 municípios catarinenses ainda não haviam enviado os dados relativos ao período.
Sinal vermelho
Os casos mais graves de finanças municipais que não atingiram a meta de arrecadação, conforme o TCE-SC, são os dos municípios de Forquilhinha, Grão-Pará e Palhoça, que não chegaram a atingir 70% da arrecadação prevista.
Descanso
Este colunista entra em férias a partir desta quinta-feira (15). Com isso, o Café também entra em período de descanso e volta à rotina normal ao longo da primeira semana de fevereiro. Até a volta!
Continua depois da publicidade

