Bom dia! Café servido! É quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026. Leia abaixo os destaques:

Continua depois da publicidade

Empurrão do pai
A ligação de Carlos Bolsonaro (PL) para João Rodrigues (PSD), conforme apurou o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quarta-feira (11), teria ocorrido com um “empurrãozinho” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ligação aconteceu no fim de semana passado. Conforme apurado por este colunista, foi durante uma conversa entre Carlos e Jair que teria surgido a sugestão do pai ao filho.

Jeito de fazer política
Carlos reclamou ao pai sobre as articulações que envolvem a chapa ao Senado no grupo de reeleição do governador Jorginho Mello (PL). A sugestão de Jair, então, foi a de um movimento com o principal adversário de Jorginho no momento. Movimento este que deixou muita gente surpresa, mas que expõe, novamente, o jeito da família Bolsonaro de fazer política.

Virou bagunça
Desde o começo da formação da chapa ao Senado no projeto de reeleição de Jorginho, vem ocorrendo uma série de idas e vindas, com bastante confusão. Tudo começou após o pacto entre Jair e Jorginho, no qual ficou definido que cada um indicaria um nome para a disputa. Jorginho acreditava que Jair indicaria um nome catarinense, mas o ex-presidente resolveu enviar Carlos diretamente do Rio de Janeiro.
Jorginho, por sua vez, indicou que precisava coligar e sinalizou a Esperidião Amin. Não esperava, porém, que Carol de Toni ganhasse tanta força. Nas últimas semanas, diante do cenário posto, decidiu “abraçar” Carlos e Carol, deixando, por enquanto, Amin sem espaço.

A palavra
Outro ponto que torna a confusão ainda maior é a desconfiança dos pré-candidatos ao Senado em relação a Jorginho. Depois das negociações envolvendo o MDB, nas quais o governador chegou a dizer que o partido seria o vice na chapa, há muitos olhares de preocupação quanto às promessas do governador.

Continua depois da publicidade

Preocupados
Carol, por exemplo, ainda não cravou a permanência no PL, com receio de que, mais à frente, Jorginho a deixe de fora da chapa ao Senado. Carlos, aparentemente, agiu com a mesma preocupação.

Federação
As conversas envolvendo a Federação União Progressista envolvem tanto Jorginho quanto João Rodrigues. O presidente da Federação, Fábio Schiochet, tem sinalizado para os dois lados, segundo apurado pela coluna. Enquanto mantém boa relação com o PSD, também já teria se reunido com um interlocutor de Jorginho para tratar de um possível apoio ao projeto de reeleição.

Bancada
Os deputados da Federação têm se mostrado divididos. Enquanto o discurso é de que o principal projeto é a reeleição de Esperidião Amin, as conversas passam pelos projetos individuais dos parlamentares.

Retomada
Às 10h desta quinta-feira (12) ocorre a retomada do julgamento do processo de cassação do senador Jorge Seif (PL). Faltam seis votos para a conclusão. Seif tem boas perspectivas de conseguir o arquivamento.

Continua depois da publicidade

Apadrinhamento
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto de autoria do deputado estadual Mário Motta (PSD) que cria o Programa de Apadrinhamento Afetivo de Crianças e Adolescentes no estado. A proposta, inspirada no artigo 19-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa estabelecer vínculos afetivos e comunitários para jovens em situação de acolhimento institucional ou familiar, promovendo seu desenvolvimento integral.