Bom dia! O Café com Ânderson está servido, nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Super Quinto
A sabatina dos integrantes da Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB-SC para uma vaga de desembargador no TJ-SC, nesta quarta-feira (19), começa às 14h. A ordem será conforme a votação que formou a lista, dentro da categoria: Marcio Luiz Fogaça Vicari, Willian Medeiros de Quadros, Ivan Naatz, Mauri Nascimento, Giovani de Lima e Giane Brusque Bello.

Como será
Cada um terá 15 minutos para uma apresentação pessoal. Depois disso, a comissão do TJ-SC responsável por coordenar os trabalhos poderá fazer perguntas aos candidatos. A tendência é que a sessão se estenda durante a tarde desta quarta-feira. Terminada esta etapa, o Tribunal oficializará a data de 3 de dezembro para a votação da Lista Tríplice do Super Quinto.

O que apontam os bastidores
Nas “apostas” de bastidores até esta quarta-feira (19), quatro dos seis nomes brigam diretamente pelas vagas na Lista Tríplice: Márcio Vicari, Willian Quadros, Mauri Nascimento e Giane Bello. Já Ivan Naatz e Giovani de Lima correm por fora no atual cenário para buscar um espaço entre os três. Nas últimas semanas, os seis têm circulado pelo TJ-SC e conversado com desembargadores pedindo voto.

Falando em Judiciário
A semana do dia 1º de dezembro terá Florianópolis como o centro das atenções do Poder Judiciário em todo o país. Nos dias 1º e 2, no CIC, ocorre o Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a presença dos presidentes e corregedores de todos os tribunais brasileiros. São esperados também ministros do STF, como o próprio presidente do Supremo, Edson Fachin. A organização é do CNJ, também presidido por Fachin.

Continua depois da publicidade

Tem mais
Na mesma semana, entre os dias 2 e 5 de dezembro, a capital catarinense será sede do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, é um dos nomes confirmados. Ministros do STF, como Cármen Lúcia, Flávio Dino e André Mendonça, assim como o presidente do TCU, Bruno Dantas, também fazem parte da programação do evento.

Controle das emendas
Em um ofício enviado às 295 prefeituras de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) trouxe orientações sobre a transparência e a rastreabilidade de emendas impositivas de vereadores. A discussão começou no STF, com as emendas parlamentares federais, e agora chega a SC para os municípios. O ofício apresenta uma série de medidas que devem ser adotadas pelos gestores públicos para o controle dos valores.

Regras
Segundo o documento, as emendas impositivas, quando existentes, devem estar previstas na Lei Orgânica do Município, refletindo as Constituições Federal e Estadual. O município deve disponibilizar, tempestivamente, dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes aos destaques de vereadores ao orçamento local, para proporcionar o acesso à informação necessária ao controle social e aos órgãos de controle. Além disso, a administração municipal deve assegurar a rastreabilidade das emendas parlamentares inseridas no orçamento municipal e a conformidade dos instrumentos de transparência, conforme orientações do próprio TCE-SC.

Retorno
Depois de apresentar uma lista de recomendações aos municípios, o Tribunal afirma no documento que, “oportunamente, a fim de subsidiar o relatório que este Tribunal de Contas apresentará ao STF, em audiência prevista para março de 2026, serão solicitadas informações específicas acerca das providências adotadas e sistemáticas existentes para o processamento das emendas impositivas em âmbito municipal”.

Continua depois da publicidade

Conta pecúlio (1)
Criada oficialmente na semana passada, a Conta Pecúlio permitirá que os presos que trabalham nas unidades prisionais recebam seus valores em contas individuais, com cartão de débito e poupança específica. A iniciativa nasceu da articulação entre a Secretaria de Justiça e Reintegração Social, sob Danielle Amorim Silva, e a Secretaria da Fazenda, dirigida por Cleverson Siewert.

Conta pecúlio (2)
A execução técnica ficou a cargo dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, responsáveis por desenvolver a integração financeira, contábil e tecnológica que dá sustentação ao novo fluxo. Segundo o presidente do Sindicato dos Auditores de Finanças, Sandro Medeiros Alves, o novo formato desenhado pelos servidores agrega valor às políticas sociais e fortalece a governança do Estado.

Peru
A Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (Setur) realizou, nos últimos dias, a etapa Lima do Roadshow Santa Catarina Experience, uma ação considerada estratégica para a internacionalização do Estado. O evento, realizado em parceria com o trade local, reuniu mais de 120 agentes e operadores do turismo peruano em um dia intenso de rodadas de negócios e apresentações. A iniciativa faz parte do plano de SC para consolidar a nova rota aérea Lima–Florianópolis, que inicia as operações em 3 de dezembro.

Inclusão
O deputado estadual Lucas Neves representa a Alesc na 2ª Conferência Internacional sobre Autismo, na Arábia Saudita, que reúne especialistas de 20 países. Ele acompanha avanços em diagnóstico e inclusão, como o uso de inteligência artificial e robôs, e convidou pesquisadores internacionais para o maior seminário de TEA de Santa Catarina, que será realizado em Lages no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Educação no foco
Em um movimento coordenado entre as diretorias do Lide de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, uma “Carta Compromisso” será levada aos candidatos ao Senado e aos governos dos dois Estados, em 2026, estabelecendo uma meta principal. As entidades vão pedir comprometimento com investimentos na área educacional e na formação de mão de obra especializada. Nos últimos dias, o fórum com o tema “A Trilha da Educação para o Futuro” reuniu, no Centro de Inovação de Santa Catarina, em Florianópolis, líderes empresariais, autoridades e especialistas.