Bom dia, bom dia! Mais uma semana chegando e o Café com Ânderson está servido, quentinho de informações para esta segunda-feira, 12 de maio de 2025. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Troca na Educação
Com a oficialização do convite do governador Jorginho Mello (PL) a Luciane Ceretta para que ela assuma a Secretaria de Estado da Educação, é questão de tempo para que a entrada da reitora no governo ocorra. Enquanto Jorginho estiver nos Estados Unidos, ela fará conversas internas na Unesc, onde assumiu seu terceiro mandato na reitoria na semana passada. Não devem haver obstáculos.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Equipe
O período também servirá para que Luciane monte a equipe que levará para a Secretaria de Educação. Um dos nomes favoritos para acompanhá-la é o de seu braço direito na Acafe, Adriano Rodrigues.
Jorginho nos EUA (1)
A agenda do governador Jorginho Mello (PL) nos Estados Unidos começa oficialmente na manhã desta segunda-feira (12). Às 9h no horário local (10h em Brasília), ele abre o evento “SC Day In New York”, promovido pelo governo de Santa Catarina e voltado a investidores, principalmente de grandes fundos. Além do governador, o presidente da Fiesc e o presidente da Acate também apresentarão o Estado e seus projetos. Às 13h, Jorginho participa do painel “O Potencial de Santa Catarina”, no evento “Brazilian Regional Markets”, promovido pela Apex. À noite, ele participa do evento Esfera.
Continua depois da publicidade
Jorginho nos EUA (2)
Na terça-feira (13) pela manhã, Jorginho participa do “Lide Brazil Investment”, no Harvard Club. O almoço será com representantes do Fundo Galápagos. À tarde, o governador visitará a CNN Internacional. No fim do dia, participa do evento “Congresso em Foco”. Na quarta-feira (14), ele integra um painel com Cláudio Castro, governador do RJ, no Summit Valor Econômico, promovido por O Globo. À tarde, visita o Google, com foco na apresentação de projetos com inteligência artificial, e a empresa New Fortress, gigante do setor de energia. À noite, desloca-se para Washington.
Jorginho nos EUA (3)
Na quinta-feira pela manhã (15), está prevista uma reunião com o IFC (International Finance Corporation), com pauta voltada a concessões, estradas, portos e aeroportos. À tarde, ocorre o encontro com o Banco Mundial, que abordará diversos assuntos, incluindo o túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes. Na sexta-feira (16), está agendada uma visita à embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Semana brasileira nos EUA
Além de Jorginho, outras autoridades brasileiras estarão nos Estados Unidos nesta semana, incluindo governadores de diferentes Estados, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o ex-presidente da República Michel Temer. De Santa Catarina, além do governador e secretários de Estado, participam o deputado estadual Mário Motta, e os prefeitos de Florianópolis, Topazio Neto, de Itajaí, Robison Coelho, e de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.
Helicóptero
Apenas uma empresa apresentou proposta na licitação do governo do Estado para contratação de serviços de táxi aéreo. O processo foi suspenso até que a interessada apresente os documentos técnicos para a homologação da contratação. A sessão pública ocorreu na terça-feira (6). A empresa vencedora foi a Aerosul Táxi Aéreo, com sede no Paraná.
Continua depois da publicidade
Valores
O valor estimado da contratação é de até R$ 15 milhões em dois anos. No entanto, durante a sessão pública da licitação, o pregoeiro informou que o contrato pode ser prorrogado por até 10 anos, o que elevaria o valor total para até R$ 75 milhões aos cofres públicos.
Bastidores do Judiciário
Nas próximas semanas, devem se intensificar os movimentos para a formação dos grupos que disputarão a presidência do TJ-SC, na eleição marcada para novembro. Os desembargadores Rubens Schulz e Maria do Rocio Luz Santa Ritta, ambos pré-candidatos nos bastidores, aceleram os trabalhos para estruturar suas equipes.
Primeiro vice
A chapa de ambos deve ter algo em comum: o primeiro vice-presidente sairá do grupo de magistrados oriundos do Quinto Constitucional da OAB-SC. O nome dependerá da indicação dos próprios desembargadores oriundos da advocacia.