Bom dia! O Café com Ânderson desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Mais confusão (1)
As informações trazidas pela coluna do colega jornalista do Metrópoles Igor Gadelha, neste final de semana, apontam que caciques do PL tratam de possíveis soluções para o impasse bolsonarista em Santa Catarina com a chegada de Carlos Bolsonaro. Os indicativos atuais, porém, são de que as alternativas aventadas devem trazer ainda mais confusão. Segundo a coluna do Metrópoles, a opção seria o senador Esperidião Amin (Progressistas) ficar com a cadeira de vice na chapa de Jorginho Mello (PL), enquanto o espaço de disputa ao Senado de Amin seria usado para atrair João Rodrigues (PSD) ao projeto.
Mais confusão (2)
Esta opção ventilada pelos caciques do PL, porém, está longe de ser uma “solução”. Primeiro, porque mantém Carol de Toni (PL) fora do páreo. A leitura dos caciques, segundo a coluna do Metrópoles, é de que ela ainda é jovem e teria tempo para alçar voos maiores. Entretanto, caso não dispute o Senado em 2026, Carol só terá espaço novamente em 2034. Na eleição de 2030, a vaga do PL para o Senado em SC deve ser de Jorginho, caso ele se reeleja.
Mais confusão (3)
O segundo problema está na cadeira de vice. Jorginho já a prometeu ao MDB. Mudar de ideia e, mais do que isso, entregá-la ao Progressistas é algo que os emedebistas, certamente, não vão digerir muito bem. Por fim, a ideia de João Rodrigues concorrer ao Senado junto à chapa de Jorginho não é bem recebida tanto dentro do PSD quanto por alas do PL.
Super Quinto
Está marcada para esta quarta-feira (19) a sabatina do Quinto Constitucional da OAB-SC para a vaga de desembargador aberta no TJ-SC. Os seis nomes serão ouvidos na etapa que antecede a votação da Lista Tríplice, marcada para 3 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Troca no BRDE
O governador Jorginho Mello (PL) mudou o nome que ocupa o cargo de representante do Estado no Comitê de Auditoria Estatutário do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Saiu Airton Lucas Thomé de Azeredo e entrou Pablo Felipe Bittencourt, economista-chefe da Fiesc e professor da UFSC.
Saída confirmada
O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein (MDB), deixou a pasta na sexta-feira. O pedido de exoneração foi confirmado no Diário Oficial do Estado (DOE). O substituto ainda não foi nomeado.
Prefeita em exercício
A posse da prefeita em exercício de Morro da Fumaça, Marijane Felippe (Progressistas), no Sul do Estado, reuniu diversas lideranças do partido. Ela, que é presidente da Câmara de Vereadores do município, fica no cargo até sábado (22), durante a licença do prefeito e do vice. A posse marcou um momento histórico: pela primeira vez, uma mulher está à frente da prefeitura de Morro da Fumaça.
Aliás
A ex-deputada federal e ex-prefeita de Florianópolis, Angela Amin (Progressistas), deve voltar às urnas em 2026. Ela é cotada para disputar uma vaga na Alesc.
Continua depois da publicidade
COP-11
O deputado federal catarinense Rafael Pezenti (MDB) vai liderar a comitiva brasileira de parlamentares que está em Genebra, na Suíça, em missão oficial para participar da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-11), promovida pela Organização Mundial da Saúde. O evento se inicia nesta segunda-feira (17) e segue até sábado (22), reunindo representantes de mais de 180 países. Políticas de restrição à produção, consumo e comercialização do tabaco e seus derivados devem ser o foco principal da discussão.
Mulheres na polícia
Será nos dias 27 e 28 de novembro a 9ª edição do Congresso sobre Mulheres na Polícia, em Santa Catarina. O encontro ocorre na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Serão dois dias com a presença de mulheres da segurança pública de todo o país, que participarão de palestras e painéis temáticos.
Consumidor
Advogados especialistas em direito do consumidor, além de magistrados e representantes do Ministério Público, são esperados nesta segunda (17) e terça-feira (18) em um simpósio na Alesc para debater os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e os desafios da evolução dessa proteção jurídica diante das transformações econômicas e tecnológicas recentes, incluindo o superendividamento, a inteligência artificial e os golpes virtuais. O evento é uma realização conjunta da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, da Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte da Alesc e da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-SC, com apoio e parceria do Fórum Estadual de Procons (FEPSC), do Ministério Público e da Escola do Legislativo.

