Bom dia! O Café com Ânderson está servido. É terça-feira, 13 de janeiro de 2026. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Sobrinho nomeado
Na semana seguinte ao anúncio da filiação do prefeito de Tijucas, Maickon Campos Sgrott, ao PL, pelas mãos do governador Jorginho Mello (PL), o impacto da nova relação política já começa a ser sentido no município da Grande Florianópolis. Nesta segunda-feira (12), Sgrott deu posse a três novos secretários municipais. Um deles é Murilo Mello, sobrinho de Jorginho.

Nova pasta
A secretaria escolhida pelo prefeito para ceder ao PL foi a de Segurança Pública, recém-criada no município. Murilo não teve o currículo divulgado pela prefeitura e é um nome pouco conhecido na cidade. A aposta do prefeito é que o sobrinho do governador poderá ajudar na interlocução com as forças de segurança do Estado.

Presidente municipal
O novo secretário é filho de Filomena Mello, empresária de Tijucas e irmã do governador. Recentemente, ela assumiu o comando do diretório municipal do PL em Tijucas.

Pré-candidato
Carlos Bolsonaro divulgou nas redes sociais, nesta terça-feira, que, na última visita ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, conversou com ele sobre Santa Catarina, onde é pré-candidato ao Senado em 2026. Segundo Carlos, “sabendo da importância de Santa Catarina para o Brasil”, Bolsonaro disse: “Vai, faz o que tem que fazer e volte como sempre. Te espero, garoto!”.

Continua depois da publicidade

Julia versus emedebistas
Uma entrevista da deputada federal Julia Zanata (PL), na rádio Cidade em Dia, em Criciúma, repercutiu entre os emedebistas. Ela disse que não acha necessário que o governador Jorginho Mello (PL) monte um grupo cheio de partidos para se eleger. Afirmou que não tem nada contra o MDB, mas que, em SC, o PL não precisa montar uma grande coligação porque tem força para reeleger Jorginho.

Disparou
Ao comentar a repercussão entre os emedebistas, a deputada divulgou no Instagram um vídeo em que dispara contra o partido. Afirmou que tem “a capacidade de vocês (MDB) não serem nada na nossa chapa, não serem vice na nossa chapa”. A resposta da deputada foi dada a comentários nas redes sociais, incluindo um feito pelo presidente da Câmara de Vereadores de Tijucas, Flávio Souza (MDB).

Longe disso…
No comando do MDB em Santa Catarina, o clima é outro. A expectativa dentro da sigla é que o partido emplaque a indicação de vice. E o nome preferido do grupo que lidera os emedebistas é o do secretário de Agricultura e deputado federal, Carlos Chiodini.

Falando nisso
No final de semana passado, Chiodini esteve no encontro dos Empreendedores do Brasil, em Balneário Camboriú. Apareceu ao lado de Jorginho e da deputada federal e pré-candidata ao Senado, Carol de Toni.

Continua depois da publicidade