Olá, bom dia! Estamos em 5 de junho de 2025, é quinta-feira, e o Café com Ânderson está servido, quentinho de informações. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

O alerta de Cimadon

Em outubro de 2023, uma postagem do então secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, repercutiu nas redes sociais ao trazer um alerta sobre tentativas de obter vantagens indevidas no programa Universidade Gratuita. “Como há pessoas que se consideram importantes procurando meios irregulares e buscando vantagens”, escreveu. Na sequência, completou: “Universidade Gratuita tem regras, não é benefício para quem é compadre”.

Repercussão

Na época, a Secretaria de Educação esclareceu que a postagem era uma crítica a pessoas que tentam obter benefícios sem seguir as regras, e que não se tratava de uma denúncia formal sobre o Programa Universidade Gratuita. Fato é que, desde o início, há sinais de tentativas de fraude nas bolsas, de uma forma ou outra, algo que agora é escancarado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Audiência pública

O Programa Universidade Gratuita será tema de uma audiência pública promovida pelas Comissões de Finanças e de Educação da Alesc. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (4), e a data ainda será definida, mas o evento deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Segundo o deputado Marcos Vieira, presidente da Comissão de Finanças, a prestação de contas é uma exigência legal: “Precisamos reunir universidades, estudantes e o Governo do Estado para ajustar os problemas que estão sendo apontados”, afirmou.

Missão na Europa

Durante a viagem do governador Jorginho Mello (PL) à Ásia, de 13 a 25 de junho, a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) cumprirá uma missão oficial na Europa. Ela visitará Espanha e Portugal, com foco em turismo — especialmente o turismo de negócios entre Portugal e Santa Catarina. Na Espanha, os temas giram em torno de cidades inteligentes, com destaque para os exemplos de Barcelona e Valência. Estão previstas conversas com empresas interessadas em investir em Santa Catarina, algumas em negociação avançada para aportes da ordem de R$ 500 milhões.

Continua depois da publicidade

Governador em exercício

Como planejado pelo governador, durante a ausência dele e de Marilisa, quem assumirá interinamente o governo será o presidente do TJ-SC, Francisco Oliveira Neto. O presidente da Alesc, Julio Garcia, abrirá mão do posto para que o magistrado possa assumir.

Pessedistas

O PSD realiza, nesta quinta-feira (5), em Criciúma, o segundo evento de preparação para as eleições de 2026. O destaque, segundo fontes do partido, será a exibição de uma fala do ex-governador Jorge Bornhausen, em um momento de aproximação entre PL e PSD no cenário nacional. A presença do prefeito João Rodrigues, pré-candidato da sigla, está confirmada. Também é aguardada a participação do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

Sem censura (1)

O juiz Victor Luiz Ceregato Grachinski, da 1ª Vara Cível de Canoinhas, rejeitou, em sentença de 31 de maio, a ação movida pela prefeita Juliana Maciel e seu esposo contra a Rádio Planalto, de Major Vieira. O casal pedia indenização por supostos danos morais e exigia retratação pública devido à veiculação de reportagens baseadas em sessões da Câmara de Vereadores e debates nas redes sociais. O magistrado entendeu que a emissora exerceu seu legítimo direito à liberdade de imprensa, protegido pela Constituição Federal e pelo Marco Civil da Internet.

Sem censura (2)

Na decisão, o juiz afirmou que a emissora apenas noticiou fatos de interesse público, sem ultrapassar os limites do respeito à honra ou imagem dos autores: “Ainda que se possa compreender que lhes tenha causado desgosto, desconforto e inquietação, não se depreendem da atuação da parte ré os elementos constitutivos da responsabilidade civil”. Ele reforçou que a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, especialmente em veículos jornalísticos, só pode ser restringida mediante comprovação inequívoca de intenção de caluniar, injuriar ou difamar — o que não foi demonstrado no caso.

Continua depois da publicidade

Fora dos planos

Quando questionada sobre eventual candidatura em 2026, a secretária de Educação do Estado, Luciane Ceretta, tem sido enfática ao afirmar que não possui planos políticos nem pretende disputar cargos eletivos.

Novo reitor

O professor Zízimo Moreira Filho foi eleito reitor do IFSC para o mandato 2025–2029, com 35,37% dos votos no segundo turno, realizado na terça-feira (3). Ele venceu o atual reitor, Maurício Gariba Júnior, que obteve 26,89%. O resultado será homologado pelo Conselho Superior (Consup) em 11 de junho e, em seguida, encaminhado ao Ministério da Educação. A posse está prevista para 10 de agosto.

Evento municipalista

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes e o ministro do TCU Augusto Nardes estão confirmados como palestrantes do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Expocentro de Balneário Camboriú.

Confirmada

A juíza de Direito de 2º grau Eliza Maria Strapazzon foi eleita, nesta quarta-feira (4), a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, com a presença de 74 magistrados, ela foi escolhida por unanimidade para ocupar o 96º cargo de desembargador do TJSC.

Continua depois da publicidade

Falando nisso…

Nas últimas semanas, voltou a circular no TJ-SC a possibilidade de ampliação do número de desembargadores. O tema chegou a ser debatido em plenário, mas foi inicialmente descartado. Agora, o desembargador Alexandre d’Ivanenko articula uma proposta intermediária, que incluiria a criação de 12 novos cargos de desembargador e quatro de juiz de segundo grau.