Olá, bom dia! O Café com Ânderson está de volta. Após as férias deste colunista, a edição desta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, está de volta. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
De saída
O almoço da bancada estadual do MDB na Alesc, nesta terça-feira (3), teve como prato principal a decisão sobre o futuro do partido no governo Jorginho Mello, após a decisão do governador de ter o NOVO como vice, em detrimento dos emedebistas. Em votação, por 4 votos a 2, a maioria optou pela saída dos cargos ocupados na gestão estadual. Depois do Carnaval, até o final do mês de fevereiro, todos os emedebistas devem entregar os cargos.
Como votaram
Os deputados Fernando Krelling e Jerry Comper, que é secretário de Infraestrutura, votaram contra a saída. Mauro de Nadal, Tiago Zilli, Volnei Weber e Antídio Lunelli foram a favor da debandada. (Atualização, 8h35min desta quarta-feira, 4/2/26: o deputado Émerson Stein, suplente do MDB e atualmente na vaga de Jerry, procurou a coluna para afirmar que se posicionou contra a saída).
Reação
Jorginho não teria gostado da notícia e está tentando reverter a decisão. Jerry, por sua vez, comunicou aos aliados que não pretende sair do cargo de secretário antes de 4 de abril, prazo para desincompatibilização de quem pretende concorrer em outubro. Ele é pré-candidato à reeleição.
A novela voltou…
Tudo parecia se desenhar para que Carol de Toni (PL) e Carlos Bolsonaro (PL) formassem a chapa ao Senado no projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL). O próprio governador teria dado, nos últimos dias, um sinal positivo à deputada federal. Ela, porém, ainda não estaria convencida, porque rondam boatos de que o governador também fez um aceno ao senador Esperidião Amin (Progressistas).
Continua depois da publicidade
O portador da notícia
Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, parece ter sido o escolhido para dizer a Carol de Toni quais são os planos para Santa Catarina. Nesta terça-feira (3), em Brasília, Valdemar comunicou à deputada federal que a vaga ao Senado não será dela, e sim de Amin, em um acordo com o Progressistas para a eleição em SC. A informação é de Igor Gadelha, colunista do Metrópoles.
Opções
Valdemar teria oferecido opções. Uma delas é para que Carol seja a vice de Jorginho, algo que dependeria de uma reviravolta no anúncio feito há duas semanas, quando Adriano Silva (NOVO) foi colocado como o dono da cadeira ao lado do governador no projeto de reeleição. A outra é para que Carol vá à reeleição e ganhe mais espaço na Câmara dos Deputados. A coluna apurou que a deputada federal não gostou nada do que ouviu e saiu descontente do encontro com Valdemar.
Encontro decisivo
Na noite desta terça-feira (3), Jorginho e Carol estiveram juntos no evento da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, presidida pela deputada. O governador foi a Brasília logo após participar da abertura do ano no Legislativo. Nesta quarta-feira (4), Carol, Jorginho e Valdemar vão se encontrar para falar sobre a disputa ao Senado. A reunião já havia sido marcada na semana passada e ganha ainda mais importância depois das conversas desta terça.
Não descarta
Mesmo com um clima que havia melhorado para permanecer no PL, Carol não havia descartado a possibilidade de migrar para o NOVO. Mesmo que o partido seja vice na chapa de Jorginho, o TSE permite, desde a eleição de 2022, que uma sigla possa lançar candidatura avulsa ao Senado. Assim, Carol disputaria pelo NOVO sem prejuízo ao fato de Adriano ser vice.
Continua depois da publicidade
Ausência
O presidente da Alesc, Julio Garcia, não esteve no discurso anual do governador no Legislativo, nesta terça-feira (2). Julio justificou a ausência por conta de compromissos médicos em São Paulo.
Com Kassab
Durante a ida a São Paulo, o presidente da Alesc se reuniu também com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Também estiveram no encontro o presidente estadual dos pessedistas, Eron Giordani; o ex-governador Raimundo Colombo; o ex-governador Jorge Bornhausen; o prefeito de Chapecó e pré-candidato ao governo do PSD, João Rodrigues; e um representante do deputado federal Ismael dos Santos. Na conversa, tratou-se das eleições de outubro e da composição da nominata do PSD em Santa Catarina. Kassab está de olho nas cadeiras de deputado federal que o partido vai eleger.
Cenário
O encontro ratificou a pré-candidatura de João Rodrigues em SC. Além disso, Kassab sinalizou que, em 15 de abril, o PSD nacional vai definir o nome do partido para a disputa da Presidência da República. Ratinho Jr., Eduardo Leite e Ronaldo Caiado são os nomes na mesa.
Novo líder
O deputado federal Pedro Uczai (PT) foi eleito, por aclamação, nesta terça-feira (3), novo líder da Bancada do PT na Câmara para o ano legislativo de 2026. Ele substitui o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que liderou a bancada de fevereiro do ano passado até agora. A definição ocorreu de forma unânime entre os parlamentares da bancada, em reunião que contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do presidente nacional do PT, Edinho Silva.
Continua depois da publicidade
Novo membro do TRE-SC
O advogado José Sérgio da Silva Cristóvam toma posse, nesta quarta-feira (4), como desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na categoria Jurista, com mandato de dois anos. O evento ocorre às 17h. Cristóvam assume a vaga em razão do término do biênio do desembargador eleitoral Ítalo Mosimann.

