Bom dia! Está servido o Café com Ânderson desta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Definido
O que antes era especulado, o governador Jorginho Mello (PL) falou publicamente: a chapa de Senado para concorrer no projeto de reeleição dele será pura. Em entrevista no Oeste catarinense, Jorginho disse que estará com Carlos Bolsonaro e Carol de Toni. Admitiu que o senador Esperidião Amin “também quer”, mas firmou o pé na dupla Carol e Carlos.

Fica
A deputada federal Carol de Toni (PL) confirmou que uma conversa, na próxima semana, deve selar a permanência dela no PL. Em entrevista à rádio Centro Oeste, nesta quarta-feira, durante a abertura do Itaipu Rural Show, ela disse que “deve” ficar no partido e afirmou que a chapa será Jorginho, Carol e Carlos.

Encontro
A reunião que vai definir a permanência de Carol deve ocorrer em Brasília. Como a coluna antecipou na semana passada, a ideia do governador Jorginho Mello (PL) é fazer um anúncio coletivo da chapa com a presença do pré-candidato a presidente da República, Flávio Bolsonaro.

Descartou
Amin tem falado pouco sobre as composições, mas no pouco que tem falado definiu que não participará de uma chapa com três nomes ao Senado. Ou seja, quer estar entre os dois. Como Jorginho parece ter fechado a porta, o senador ficou sem espaço.

Continua depois da publicidade

Cumprimentos
Na abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, nesta quarta-feira (18), Jorginho e João Rodrigues tiveram um pequeno encontro de cumprimentos e sorrisos. E nada mais.

Começou
O primeiro encontro do MDB deu o tom das conversas internas para a eleição do governo do Estado. Durante o encontro, os filiados participaram de uma votação que busca medir o sentimento da base em relação aos caminhos do partido na próxima disputa estadual. Na cédula, as opções incluem candidatura própria ao Governo do Estado, coligação com João Rodrigues indicando o vice, composição com Gelson Merisio também indicando o vice, ou ainda a possibilidade de o governador Jorginho Mello estando fora da majoritária. O resultado será divulgado ao final de todos os encontros nas regiões.

Cenários
Além disso, os emedebistas puderam sugerir nomes tanto para uma eventual candidatura ao Governo do Estado quanto para a vaga de vice-governador, bem como opinar sobre o posicionamento do partido no cenário nacional. A mesma metodologia será aplicada nos demais encontros regionais.

Abertura dos trabalhos
A primeira sessão do Órgão Especial do TJ-SC com os novos integrantes do grupo ocorreu na tarde desta quarta-feira (18) e teve como primeiro item da pauta a cientificação, solicitação de referendo e homologação da indicação de nomes para os órgãos, coordenadorias, conselhos, comitês e núcleos que atuam nas diversas áreas do Poder Judiciário catarinense. A sessão também teve a aprovação de movimentações na carreira de magistrados.

Continua depois da publicidade