Bom dia! Café com Ânderson servido. Leia abaixo as notas de 4 de dezembro de 2025, quinta-feira:

Continua depois da publicidade

O nomeado
Willian Medeiros de Quadros, novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL) em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (3), venceu o processo do Quinto Constitucional da OAB-SC mais disputado dos últimos anos. Há um ano, quando o processo esteve prestes a iniciar, o advogado de Palhoça, filho de um ex-motorista do TJ-SC, já aparecia como nome forte e era cotado nos bastidores entre os que poderiam chegar à reta final.

Bastidores
Diante da popularidade dos outros candidatos, Willian era menos aparente. O processo ganhou o apelido de “Super Quinto” justamente por envolver um deputado estadual, um ex-procurador-geral do Estado e um assessor da vice-governadora, entre outros nomes. No entanto, para quem acompanha os processos de Quinto, Willian surgiu com força, o que se confirmou na alta votação dentro da OAB, entre todos os advogados, e na liderança da formação da Lista Tríplice no TJ-SC.

Quem liderou
O principal articulador da candidatura de Willian Quadros foi Filipe Mello, filho de Jorginho Mello. A proximidade de Willian com a família vem de anos. Filipe atuou desde o início do processo, inclusive na rápida nomeação ocorrida na noite desta quarta-feira (3). Nos bastidores, este era um dos grandes diferenciais do novo desembargador que, apesar de não ter a visibilidade externa de parte dos demais candidatos, tinha apoios importantes na advocacia e junto ao governador. Dentro do Judiciário, por exemplo, contou com a articulação de magistrados de peso para garantir a liderança da Lista Tríplice.

Ex-procurador
Márcio Vicari, ex-procurador-geral do Estado, era o nome mais cotado para estar na lista — e confirmou a expectativa. Entretanto, a liderança de Willian na Lista Tríplice deu ao governador o argumento final para a escolha. A nomeação do advogado de Palhoça, aliás, ocorreria mesmo que ele figurasse em outra posição da lista, segundo apurado pela coluna.

Continua depois da publicidade

Segunda vez
Giane Bello, que pela segunda vez apareceu em uma Lista Tríplice, teve uma trajetória bastante elogiada no processo. Esperava-se que ela brigasse por uma das vagas, o que se confirmou na alta votação.

Fora da Lista
Para quem acompanhou o Super Quinto desde o começo, o resultado do deputado estadual Ivan Naatz (PL) não surpreendeu. Desde antes do processo começar, o grande empecilho apontado para a nomeação dele era dentro do Tribunal de Justiça (TJ-SC), o que se confirmou com os 15 votos e a última posição dele entre os seis candidatos. O recado que os desembargadores vinham dando era de que Naatz não entraria na Tríplice, algo que os magistrados demonstraram na prática.

Lá vamos nós, de novo…
O presidente do TJ-SC, desembargador Francisco Oliveira Neto, enviará na próxima segunda-feira (8) os ofícios para o MP-SC e para a OAB-SC comunicando oficialmente os dois órgãos sobre a abertura de uma vaga para cada um nos processos de Quinto Constitucional, diante das 12 vagas de desembargador criadas recentemente. Tanto o MP quanto a OAB devem iniciar os processos oficialmente em janeiro de 2026.

Nova presidência
O desembargador Rubens Schulz tomará posse como presidente do TJ-SC em 6 de fevereiro de 2026. Dos sete cargos da diretoria do órgão, ele e seus aliados venceram cinco. Em entrevista logo após a vitória, o novo presidente afirmou que terá entre as prioridades a saúde mental e a modernização.

Continua depois da publicidade

Reorganização
No cargo de primeiro vice-presidente, o vencedor foi André Dacol. O resultado indica uma reorganização nas forças de um dos grupos internos do Judiciário, formado pelos nomes oriundos dos processos de Quinto Constitucional, tanto do MP-SC quanto da OAB-SC. Dacol ganha força junto a outros nomes que participaram das articulações mais recentes.

Data marcada
Será em 23 de março de 2026 a renúncia do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). A data coincide com o aniversário dele. O anúncio oficial ocorreu nesta quarta-feira (3), no evento do PSD em São José, na Grande Florianópolis. Os pessedistas realizaram um encontro com a presença das principais lideranças, incluindo o presidente da Alesc, o deputado Julio Garcia, que fez um discurso de apoio a João Rodrigues.

Não foi
O deputado estadual Carlos Humberto (PL), que chegou a ser anunciado pelo PSD na semana passada, não participou do evento. A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), aliada do parlamentar, mencionou que ele está “com um pé” na casa pessedista. A coluna apurou que Carlos Humberto efetivamente está com as malas prontas, mas o movimento deve ocorrer somente entre março e abril, perto do fim da janela partidária.

Aliás
A informação trazida pela coluna nesta quarta-feira (3), de que o governador Jorginho Mello (PL) tem reiterado os convites para que Julio Garcia seja o vice em seu projeto de reeleição, mexeu com os bastidores. No encontro do PSD, o discurso do presidente da Alesc sinalizou o que o próprio deputado tem dito internamente: que seguirá os movimentos partidários, atualmente concentrados no projeto de João Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Emedebistas
No MDB, a quem Jorginho já prometeu a cadeira de vice, o sentimento tem sido um só. Os emedebistas passaram a adotar a afirmação: “Nós confiamos na palavra de Jorginho”.

Jabuti pausado
As emendas dos deputados Mário Motta, Napoleão Bernardes e Pepê Collaço ao projeto do governo do Estado, que pretende retirar a Ouvidoria da aba da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e levá-la para a Casa Civil, surtiram efeito. O texto saiu da pauta da CCJ para novas conversas com o governo. A reação nos bastidores foi muito negativa, e o Executivo está pressionado.

Energia solar
Um projeto apresentado pelo deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas) quer reduzir os custos com energia em hospitais filantrópicos e transformar impostos em benefício direto para a população. A proposta autoriza que empresas com benefícios fiscais usem esses valores para instalar painéis solares em hospitais filantrópicos. Após a aprovação na CCJ nesta semana, o projeto segue agora para análise nas Comissões de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc.

Veja fotos da Super Quarta no TJ-SC

Continua depois da publicidade