Bom dia, bom dia! Vamos ao que está agitando os bastidores do poder em Santa Catarina. O Café com Ânderson desta quarta-feira, 15 de maio de 2024, está servido. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Voto secreto

Os membros do Órgão Especial do TJ-SC votam nesta quarta-feira (15), às 9h, em sessão administrativa, uma mudança no formato das votações dos desembargadores nos processos do Quinto Constitucional. Caso seja aprovada a proposta, as próximas escolhas advindas de listas do MP-SC e da OAB-SC serão em votação secreta dos magistrados.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O que muda?

Até então, os desembargadores votavam se forma aberta e era pública a escolha de cada magistrado por três dos seis nomes enviados por MP e OAB. Na pratica, será uma mudança grande, principalmente, porque a chance de surpresas aumenta consideravelmente. Listas como a do TRE-SC e do STJ, por exemplo, já funcionam com voto secreto.

Sessão agitada

Nesta mesma sessão do Órgão Especial do TJ-SC, nesta quarta-feira, ocorre a votação dos oito casos em que se discute a competência da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer para julgar os recursos da operação Mensageiro nos casos em que houve renúncia ou perda de cargo de prefeitos investigados.

Continua depois da publicidade

Ex-procurador do MP na urna

Recém-aposentado, o ex-procurador-Geral de Justiça, Lio Marin, é pré-candidato a prefeito de Lages. Ele deve disputar a eleição na Serra pelo União Brasil.

O retorno

Quem também está de olho na eleição de Lages é o ex-prefeito da cidade Elizeu Mattos (MDB). Nos último anos, entre prisão, afastamento do cargo e renúncia, Mattos teve uma trajetória política agitada.

Funerárias

Alvo de investigação do MP-SC, a concessão dos serviços funerários em Florianópolis teve novo edital lançado. A apresentação das propostas ocorre até 12 de junho.

Falta sequência

Ao sair do comando da SSP-SC nesta terça-feira (15), Sargento Lima (PL) completou apenas quatro meses no cargo. Antes dele, Paulo Cezar Ramos de Oliveira havia ficado oito meses na função. Demonstrações de que a recriação secretaria de Segurança Pública não era necessária. Se fosse realmente fundamental, haveria maior sequência no comando.

Continua depois da publicidade

Em Criciúma

Na noite desta quarta-feira (15), estarei ao lado dos colegas Dagmara Spautz e Renato Igor em uma palestra sobre comunicação eleitoral, na Unesc, em Criciúma. Será às 19h. Inscrições aqui.

Ministro do STF em SC

No dia 7 de junho, o ministro do STF André Mendonça virá a Florianópolis. Ele dará uma palestra no evento sobre governança e segurança pública promovido pela Acadepol, da Polícia Civil de SC.

Emblemático

A bandeira do Rio Grande do Sul estampada na fachada da sede do governo de Santa Catarina (veja foto abaixo) é uma bela demonstração de que não há barreiras e nem divisas quando o assunto é solidariedade. Os irmãos se abraçam.

Servidores

Estudo apresentando durante audiência pública sobre as condições de trabalho dos servidores da segurança pública, que ocorreu nesta terça-feira (14) no Legislativo catarinense, mostrou que a principal causa de afastamento de trabalhadores do sistema prisional é por transtorno mental (29%). A segunda causa é doenças do sistema osteomuscular.

Continua depois da publicidade

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:

Destaques do NSC Total