Bom dia! É terça-feira, 28 de outubro de 2025. O Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Turma da confusão
O atual impasse pelas vagas ao Senado em Santa Catarina começa a ambientar os catarinenses no jeito da família Bolsonaro de fazer política: pelas redes sociais, com posicionamentos escancarados e muita confusão. No início desta semana, o Estado ganhou destaque nas redes e no noticiário devido às manifestações de Carlos Bolsonaro e de seu irmão Eduardo Bolsonaro sobre o impasse envolvendo as cadeiras em disputa para o Senado em 2026.
Novo capítulo
O fato mais recente que virou assunto é a possível saída da deputada federal Carol de Toni do PL para o partido NOVO, movimento que vem sendo especulado há alguns meses. A família Bolsonaro, mais uma vez, entrou no tema e transformou o impasse em uma disputa de dois lados: quem está com ou contra Jair Bolsonaro.
Posicionou-se
Atenta a isso, Carol de Toni também recorreu às redes para se posicionar e afirmar: “Estou 100% fechada com o presidente Bolsonaro.” Disposta a deixar o PL, Carol já recebeu um convite oficial para ingressar no NOVO, mas o acordo ainda não está fechado.
Decisão pela confusão
Aos moldes da tradicional confusão com que os Bolsonaros costumam resolver assuntos políticos, tudo indica que a definição sobre as candidaturas ao Senado na chapa do governador seguirá o mesmo roteiro: postagens nas redes sociais, trocas de farpas e a velha lógica do “nós contra eles”.
Continua depois da publicidade
Calma lá (1)
Os sete deputados estaduais que compõem a Federação União Progressista têm se manifestado nos bastidores para tentar frear os planos do senador Esperidião Amin (Progressistas) de ocupar determinado espaço na coligação de 2026. O governador Jorginho Mello afirma que Amin é seu indicado para concorrer ao Senado na composição de partidos que apoiará sua reeleição.
Calma lá (2)
Os parlamentares da Federação, porém, não dão como certo o embarque dos partidos no projeto de Jorginho e reforçam que a decisão será tomada de forma conjunta.
BR-101
A audiência pública que debateu o caos no trecho Norte da BR-101, entre Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, nesta segunda-feira (27), foi marcada pela ausência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O órgão alegou que a data era “ponto facultativo” no governo federal, em razão do Dia do Servidor Público, e não enviou representante.
Caos da vida real
Poucas horas antes da audiência pública, marcada para o início da noite de segunda, na Univali, em Itajaí, um acidente tirou a vida de uma mulher na BR-101, entre Itajaí e Navegantes, uma triste demonstração do caos real que domina o trecho Norte da rodovia. Vidas se perdem semanalmente, e os congestionamentos diários travam a rotina dos moradores de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Bullying e cyberbullying
A Frente Parlamentar de Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Florianópolis promoveu, nesta segunda-feira (27), uma audiência pública sobre os casos alarmantes de sofrimento, automutilação e até suicídios entre crianças e adolescentes. O encontro, proposto pela vereadora Pri Fernandes (PSD), contou com a participação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), do coordenador do Gaeco/Cybergaeco, Wilson Mendonça, entre outras autoridades ligadas ao enfrentamento de crimes e violências digitais.