Olá, bom dia! É sexta-feira, 21 de março de 2025. O Café com Ânderson chega servido de informações quentes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Retirado
O projeto recém-enviado pelo governo do Estado à Alesc para estender as bonificações já concedidas a uma parte dos servidores públicos estaduais a todos os funcionários foi retirado de tramitação. O pedido de retirada foi encaminhado na quarta-feira (19) à Assembleia.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O motivo
Segundo o líder de governo, deputado Ivan Naatz (PL), o Executivo fará ajustes “observando alguns apontamentos feitos por deputados e secretários do governo”. Assim que ajustado, afirma, o projeto será reapresentado.
Faísca
Como não poderia ser diferente, o encontro entre o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), nesta quinta-feira (20), em Chapecó, gerou polêmica. Nada direto entre ambos, que chegaram a sentar lado a lado na apresentação inicial do evento. Mas, até o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), foi criticado pelo colega pessedista em entrevista a uma rádio local.
Continua depois da publicidade
E tem mais
O encontro individual que Jorginho fará com os prefeitos durante a caravana do SC Levada a Sério ainda não ocorreu com João. Alguns prefeitos foram ouvidos nesta quinta-feira. A conversa entre os dois nomes mais em evidência para 2026 será nesta sexta-feira (21) pela manhã.
Lançamento
Está marcado para este sábado (22) de manhã o evento que marcará a pré-candidatura de João Rodrigues ao governo do Estado em 2026. O evento acontecerá no pavilhão da Efapi.
Estrutura
A nova Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi, vai manter os dois promotores designados para dedicação exclusiva à operação Mensageiro dentro do Ministério Público (MP-SC). Segundo ela, as investigações serão mantidas e aperfeiçoadas.
Tem mais
Em petição recente feita pelo MP-SC, no dia 6 de março, a força-tarefa da Mensageiro solicitou à desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora do caso no TJ-SC, a ampliação das investigações. No documento, os agentes da procuradoria afirmam que a operação “está longe de acabar”.
Continua depois da publicidade
Vai descer
Uma decisão consolidada recentemente pelo STF já vem mexendo com a tramitação da Mensageiro. O Supremo concluiu o julgamento que discutia a questão do foro privilegiado. Pelo novo entendimento, casos envolvendo prefeitos, por exemplo, devem seguir tramitando no TJ, mesmo que eles percam a função ou renunciem ao cargo. Nos últimos dias, juízes de primeiro grau começaram a devolver os processos da Mensageiro para a segunda instância.
Outros
O mesmo deve ocorrer nas investigações contra prefeitos em outras operações no Estado, como na Caronte, onde Clésio Salvaro é um dos investigados. O processo relativo a ele havia sido enviado para a primeira instância no começo deste ano, após ele deixar o cargo de prefeito. A tendência agora é que o caso volte para o TJ.
Absolvida
Na quinta-feira (20), o TRE-SC decidiu, por unanimidade, mudar a sentença que havia condenado uma vereadora de Jaraguá do Sul por irregularidades durante a campanha eleitoral. O valor da multa era de cerca de 53 mil reais. O autor da ação tentava a cassação da vereadora por suposto abuso de poder durante a propaganda eleitoral. Ela havia sido condenada em primeira instância. No entanto, o TRE acatou a defesa da vereadora e afastou a condenação, por falta de provas. A defesa foi liderada pelo advogado Luis Bessa Neto.
 
				 
                                    