Olá, bom dia! O Café com Ânderson chegou. É terça-feira, 27 de maio, e as informações e bastidores em notas estão servidas. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Sem Jorginho
Assim como em agosto de 2024, na inauguração do Contorno Viário e no lançamento de uma fragata da Marinha, o governador Jorginho Mello (PL) não participará da agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima quinta-feira (29), em Itajaí. Segundo a Secretaria de Comunicação, Jorginho estará em São Lourenço do Oeste, no Oeste catarinense. Lá, realiza mais uma edição do projeto SC Levada a Sério, no qual o governador se reúne com prefeitos da região. Ainda não há confirmação se outra autoridade representará o Estado no evento no Porto de Itajaí.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O motivo
Jorginho tem afirmado, tanto publicamente quanto nos bastidores, que pretende participar de agendas com o presidente apenas quando houver entregas de obras ou repasses de recursos para Santa Catarina. No caso desta quinta-feira, o evento será a “Celebração da retomada da operação do Porto de Itajaí”, conforme descrito na agenda do Palácio do Planalto. A oficialização de repasses de recursos para a estrutura deve ocorrer durante o ato.
De novo
Entre bastidores e justificativas, trata-se de mais uma oportunidade perdida para que o governador de Santa Catarina e o presidente da República dialoguem de forma republicana sobre temas relevantes para os catarinenses.
Continua depois da publicidade
Agenda
O evento em Itajaí está marcado para as 15h. Lula chega ao Estado após participar de uma agenda no interior do Paraná.
Quem vem
Além do presidente, devem acompanhar a comitiva presidencial o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Caciques
Entre o fim de semana (25) e esta segunda-feira (26), lideranças do PSD estiveram em São Paulo participando de diferentes eventos. Nomes de SC, como Jorge Bornhausen, Julio Garcia, Topázio Neto e Eron Giordani, marcaram presença. Em um dos momentos, no domingo, Bornhausen foi citado pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vem ganhando apoio de lideranças de direita para disputar a presidência da República em 2026.
Rumo à Ásia
O governo de Santa Catarina realiza os últimos ajustes para a próxima missão internacional do governador Jorginho. A viagem está marcada para ocorrer entre os dias 13 e 22 de junho, com destinos confirmados no Japão e na China. No Japão, o foco principal será a indústria da carne e questões sanitárias. Na China, a atenção estará voltada à infraestrutura.
Continua depois da publicidade
Aviação
Na China, por exemplo, a comitiva se reunirá com empresários do setor de aviação. Uma das empresas visitadas demonstra interesse em operar voos regionais em Santa Catarina, dentro do projeto estadual de fortalecimento dos aeroportos do interior.
Depois da posse
Entre temas como infraestrutura, o programa Universidade Gratuita e a reposição salarial dos servidores, um assunto promete ser um dos maiores desafios para a nova secretária de Educação, Luciane Ceretta, empossada na manhã desta segunda-feira (26): o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2024, com base nos resultados de 2023, Santa Catarina ficou em 16º lugar no ranking nacional. A situação é urgente, pois a próxima avaliação ocorre no final deste ano e os resultados serão divulgados em 2026. Luciane terá pouco tempo para tentar reverter os indicadores.
Exemplo
A Capital catarinense, assim como o Estado, também apresentou queda acentuada no Ideb nos últimos anos. Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu sete ações distintas para tentar reverter esse quadro. Uma avaliação recente, feita com alunos dos 2º, 5º e 9º anos das escolas municipais, mostrou um cenário ainda mais preocupante que o revelado pelo Ideb. Por isso, a ordem interna é de máxima atenção à aprendizagem. Como exemplo, a implantação do turno integral foi antecipada.
Carros antigos
O projeto de lei do Antigomobilismo – prática de colecionar e restaurar carros antigos – deve ser votado no plenário da Alesc nesta terça-feira (27). Proposto pelo deputado Carlos Humberto (PL), o texto, se aprovado e sancionado pelo governador Jorginho Mello, poderá transformar Santa Catarina em um destino ainda mais atrativo para os apaixonados por veículos clássicos. Líderes de clubes de carros antigos estimam que entre 50 e 100 automóveis de colecionadores estarão presentes nos arredores da Alesc para apoiar a aprovação da matéria.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                    