Bom dia! O Café com Ânderson desta sexta-feira, 7 de novembro de 2025, está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Pacotão
Deve ser finalizado na próxima semana o pacotão que o governo de Santa Catarina enviará à Assembleia Legislativa (Alesc) para a reta final de 2025. Tradicionalmente, os projetos chegam à Alesc faltando poucas semanas para o recesso. Desta vez, as propostas devem ser encaminhadas em dois blocos: o primeiro na semana do dia 17 de novembro e o segundo na semana do dia 24. A expectativa é que as votações ocorram ainda neste período.
O que entra
Na próxima semana, o governador Jorginho Mello (PL) deve bater o martelo sobre os projetos que farão parte do pacotão. Alguns deles já estão consolidados, como o programa Mais Verde, da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde; ajustes no programa Estrada Boa Rural; e propostas que atendem categorias de servidores, entre outros.
Casan
Nesta sexta-feira (7), o governador tem reunião com a equipe para decidir o futuro do projeto de regionalização do saneamento. Um projeto sobre o tema chegou a ser encaminhado à Assembleia em 2024, mas foi retirado da pauta por decisão do governo. Quando fala sobre o assunto, Jorginho é reticente e afirma que as decisões sobre a Casan e o saneamento precisam ser tomadas com cautela e sem pressa. O envio — ou não — do projeto à Assembleia fará parte dessa análise.
Todos na mesma mesa
O PL de Santa Catarina viverá, nesta sexta-feira (7), uma típica “festa de família de fim de ano” — daquelas em que as pessoas discutem pelas redes sociais e aplicativos, com pensamentos políticos distintos, mas acabam reunidas para comemorar o Natal em família. O clima será o mesmo no evento de encerramento do Rota 22, que ocorre em Blumenau. Em meio a uma crise interna entre os bolsonaristas, o partido se reunirá com a presença de alguns de seus principais nomes.
Continua depois da publicidade
Presentes
Confirmaram presença, por exemplo, o senador Jorge Seif e a deputada estadual Ana Campagnolo, protagonistas de uma das principais discussões da semana sobre a disputa ao Senado em 2026. O senador Rogério Marinho (RN), idealizador do Rota 22, também estará presente, assim como o governador Jorginho Mello. O evento será às 19h22, no Sensorial Club, em Blumenau.
Mais confusão
O prefeito de Pouso Redondo, Rafael Tombozi (PL), colocou mais lenha na fogueira na briga entre os bolsonaristas. Em defesa de Carol de Toni e Esperidião Amin na disputa pelo Senado em 2026, gravou um vídeo afirmando: “A gente não é gado, não. O povo de Santa Catarina não é gado. E isso tem que ficar bem claro”. As declarações fazem alusão à possível imposição do nome de Carlos Bolsonaro, que é de fora do Estado. Para encerrar o vídeo, Tombozi disse: “Se o Carlos realmente for candidato, deixa que na urna a gente resolve, e vamos ver quem vai levar o coice.”
A turma não perdoa
Os apoiadores de Carlos e da família Bolsonaro reagiram rapidamente e resgataram fotos da filiação de Tombozi ao PL. O ato ocorreu em Florianópolis, em 2023. Naquele dia, a ficha do prefeito de Pouso Redondo foi abonada justamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava em agenda na capital catarinense. Na imagem, aparecem Jorginho, Bolsonaro e Tombozi, todos sorridentes.
Sanção
Nesta sexta-feira (6), o governador sanciona os dois projetos aprovados na semana passada na Alesc sobre mudanças na estrutura do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). O ato está marcado para as 11h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Continua depois da publicidade
Hermanos
Na segunda-feira, Jorginho embarca para a Argentina, onde participará de uma missão promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O grupo terá encontros de negócios com representantes locais. O governador retorna ao Brasil na terça-feira (11).
Mostra laboral
Nos dias 12 e 13 de novembro, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebe a 4ª Mostra Laboral, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). Durante o evento, o público poderá conhecer produtos confeccionados por presos das unidades prisionais do Estado. A programação inclui rodas de conversa com empresas conveniadas e autoridades, além de um seminário com painéis temáticos.
Aliás
Nos recentes editais lançados pela Sejuri para que empresas possam abrir unidades dentro dos presídios catarinenses, a disputa está acirrada. Há, inclusive, multinacionais interessadas em instalar estruturas para aproveitar a mão de obra prisional.
Novos desembargadores
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, recebeu na manhã de quinta-feira (6) os novos desembargadores promovidos pelo Tribunal Pleno (veja fotos abaixo). A reunião serviu para discutir assuntos relacionados à data e à solenidade de posse, trânsito, designação para as câmaras, gabinetes e assessorias.
Continua depois da publicidade
Data
A posse das novas desembargadoras e dos novos desembargadores ficou agendada para o próximo dia 27 de novembro, às 17h, na sala de sessões do Tribunal Pleno. Na ocasião, também deverão ser instaladas a recém-criada 6ª Câmara Criminal e as 9ª e 10ª Câmaras de Direito Civil – as duas últimas com competência especializada em matérias de Família, Sucessões, Educação, Infância e Juventude e Registros Públicos.






