Bom dia! O Café com Ânderson está servido. É segunda-feira, 15 de setembro de 2025. Os destaques dos bastidores do Poder em notas curtas estão no ar. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Saída antecipada
O governador Jorginho Mello (PL) pedirá que os secretários de Estado que disputarão a eleição de 2026 deixem os cargos de forma antecipada. O prazo legal é de seis meses antes da eleição, mas Jorginho pretende adiantar a saída para que os sucessores possam assumir com mais tempo e conduzir uma transição organizada. A mudança deve ocorrer na virada do ano e início de 2026, antes de abril, como tradicionalmente ocorre.
Aliás
Essa e outras informações estão na entrevista exclusiva que o governador concedeu à coluna neste domingo (14). A íntegra será publicada na terça-feira (16), aqui no NSC Total. Jorginho também fala sobre gestão do Estado, reeleição, disputa por vagas ao Senado e outros temas.
Agenda em Brasília
Neste domingo (14), o governador participou de agendas com embaixadores de seis países árabes. Primeiro, almoçou na embaixada do Catar, e à noite, acompanhado de secretários, foi recebido na embaixada do Marrocos. Jorginho tratou de infraestrutura e da possibilidade de investimentos árabes em obras por meio de concessões em Santa Catarina.
50 anos
Nesta segunda-feira (15), Jorginho participa da sessão solene em comemoração aos 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional em Brasília. O evento será realizado no Senado, por proposição do senador Esperidião Amin (PP). Atualmente, a pasta é comandada pela secretária Vânia Franco.
Continua depois da publicidade
JG e JM
O presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), tem sido frequentemente citado pelo governador Jorginho Mello (PL) quando fala sobre a relação com o PSD e o cenário eleitoral de 2026. Há quem aposte, inclusive, que Julio poderia ser vice de Jorginho. Na coletiva de imprensa do PSD, na sexta-feira (12), em Florianópolis, Julio destacou a boa relação com o governador e defendeu a convivência harmônica entre os Poderes.
Relação
Segundo Julio: “Nós temos convivido harmonicamente para o bem de Santa Catarina. Outra coisa é o papel do partido. A decisão do partido será a decisão que eu vou acompanhar. Acho que a gente pode viver harmonicamente, convergindo ou divergindo, mas na hora da decisão a harmonia permanece, porque a maioria na democracia deve prevalecer. Então, nós vamos agir dessa forma. Eu vou acompanhar o meu grupo, embora, como presidente da Assembleia Legislativa, eu tenha a responsabilidade de conduzir um Poder e a obrigação de conviver harmonicamente com os demais Poderes, seja a Justiça, seja o Executivo”.
Clima em “casa”
O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), demonstrou incômodo com o ambiente interno do partido. Próximo de retornar ao Republicanos, ele participou das agendas do PSD na sexta (12) e no sábado (13). Foi elogiado publicamente pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, que costuma citá-lo em aparições nacionais.
Como fica
Na coletiva, Topazio afirmou: “O PSD é um partido que tem que ser respeitado, tem o seu lugar e vai tomar, na hora certa, a melhor decisão. Até lá, eu continuo prefeitando, que é para isso que a minha cidade me exige”.
Continua depois da publicidade
Saia justa
Na noite de sexta (12), durante o jantar de confraternização do PSD com lideranças nacionais, em Florianópolis, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, fez um breve discurso e chamou Topazio ao seu lado. Entre outras falas, afirmou: “Fique no teu partido”. João disse ainda “entender” a situação do prefeito da Capital, ao mencionar indiretamente sua relação com Jorginho, e aproveitou para elogiar brevemente a gestão de Topazio.
Não gostou
Visivelmente, o prefeito de Florianópolis se incomodou com a situação. Pessoas próximas relatam que a reação dele não foi positiva.
Pré-candidato
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, é pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Ele participou do encontro do partido na sexta (13). Silvinei chegou a ficar um ano preso em razão da investigação sobre suposta interferência da PRF no processo de votação no Nordeste no dia da eleição de 2022. Atualmente aposentado, ele cumpre medidas cautelares determinadas pelo STF.
Empossado
O deputado estadual Fabiano da Luz assumiu a presidência estadual do PT-SC no último sábado (13), durante o Encontro Estadual do partido em Lages. O evento reuniu mais de 600 pessoas, com a participação de lideranças petistas, de outros partidos, movimentos sociais e sindicais. Em seu discurso, Fabiano afirmou: “Ao olhar para cada um de vocês, comecei a entender o que foi e o que é a luta de cada um para defender este partido, a esquerda e os nossos ideais”.
Continua depois da publicidade
Acafe
No encontro com os embaixadores árabes, neste domingo (14), em Brasília, o governador anunciou que a reitora da Furb, Márcia Sardá Espíndola, será a próxima presidente da Acafe, entidade que reúne as universidades comunitárias de Santa Catarina. O cargo estava vago desde maio, quando Luciane Ceretta deixou a função para assumir a Secretaria de Estado da Educação.