Bom dia! O Café com Ânderson deste 3 de dezembro de 2025, quarta-feira, está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Super Quarta
Chegou o 3 de dezembro de 2025, o dia mais esperado do ano no Judiciário de Santa Catarina. Logo mais, às 14h, os 105 desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC) vão participar de 12 eleições internas que envolvem a administração do órgão, a composição do TRE-SC e a formação da Lista Tríplice do Super Quinto Constitucional da OAB para uma vaga de desembargador no próprio TJ. A pauta, confirmada nesta terça-feira (2), é considerada a mais tensa internamente dos últimos anos.
Agilidade
As votações são secretas e realizadas de forma eletrônica. Até esta terça-feira (2), 19 desembargadores haviam solicitado a votação virtual, por não estarem presencialmente na sessão. O número é considerado alto, especialmente para eleições que tendem a ser tensas e decididas voto a voto. Os resultados devem ser divulgados rapidamente, já que o sistema contabiliza e publica as informações logo em seguida.
Nervos
Nos bastidores, a ansiedade e a tensão dominam as últimas horas. Os grupos de Maria do Rocio Luz Santa Ritta e de Rubens Schulz afirmam ter contabilizado, cada um a seu modo, votos suficientes para vencer a presidência e outros cargos da diretoria do Tribunal. A tendência é que, salvo uma ou duas vagas em disputa, todas as demais sejam acirradas.
Quinto
No Super Quinto da OAB-SC, as previsões indicam que Márcio Vicari deve integrar a Lista Tríplice, acompanhado por dois dos seguintes nomes: Willian de Quadros, Mauri Nascimento e Giane Bello.
Continua depois da publicidade
Lista
O presidente do TJ-SC, Francisco Oliveira Neto, entregará a Lista Tríplice ao governador Jorginho Mello (PL) logo após a votação, na tarde desta quarta-feira (3). Concluídos os trabalhos, o desembargador levará os nomes para que o governador faça a escolha. A coluna apurou que, apesar de não ser uma praxe de Jorginho nas decisões sobre listas, há chance de a nomeação sair ainda nesta quarta.
Carta por Catarina
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, recebeu nesta terça-feira (2) a Carta por Catarina, documento elaborado após a audiência pública realizada em Florianópolis sobre o feminicídio de Catarina Kasten. A entrega foi feita por integrantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Recomendações
A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho e a juíza Naiara Brancher informaram ao ministro que o documento foi construído no dia 27 de novembro, após a audiência na Assembleia Legislativa, e reúne recomendações estratégicas e um apelo para que o Judiciário reconheça a urgência no enfrentamento da violência de gênero, especialmente a violência sexual. O ministro Edson Fachin destacou que combater a violência contra meninas e mulheres é um eixo central da gestão no CNJ. Ele ressaltou que esse tipo de violência compromete a dignidade humana, fragiliza a democracia e exige políticas judiciárias efetivas, articuladas e sustentáveis.
Ruth Cardoso
A confirmação da nova gestão com a estadualização do hospital Ruth Cardoso, nesta terça-feira (2), em Balneário Camboriú, reuniu o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), a prefeita da cidade, Juliana Pavan (PSD), e o deputado estadual Carlos Humberto (PL). Veja fotos abaixo (as notas seguem após as imagens).
Continua depois da publicidade
Veja fotos do evento em BC
Asas da Inclusão
Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira (3) a entrega da 1ª edição do Prêmio Asas da Inclusão. O evento acontece às 19h, no Plenário, e irá reconhecer oito pessoas e entidades catarinenses que se destacaram na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A cerimônia é uma proposição do deputado Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc e idealizador da premiação.
Encontro do Judiciário
Terminou nesta terça-feira (2), em Florianópolis, o 19º Encontro Nacional do Judiciário. Um dos destaques foi pela manhã, quando o vice-presidente do STF, Alexandre de Moraes, comandou um painel com conselheiros do CNJ — o momento em que mais falou sobre o Judiciário durante o evento. À tarde, ele participou do encontro dos presidentes dos principais tribunais brasileiros ao lado do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo (veja fotos abaixo).











