Bom dia! O Café com Ânderson desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, está servido:
Continua depois da publicidade
Luto pelo leite
A audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa, transformou-se em um dos encontros mais representativos do setor leiteiro nos últimos anos. Mais de 700 pessoas lotaram o Auditório Antonieta de Barros, entre secretários de Estado, como Carlos Chiodini, da Agricultura, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, cooperativas, entidades e produtores, atendendo ao chamado do deputado Altair Silva (PP).
Preço
O debate, marcado pela forte mobilização e pelo sentimento de urgência, reforçou a necessidade de medidas imediatas para garantir preço justo, competitividade e sustentabilidade à cadeia produtiva do leite em Santa Catarina, que envolve mais de 20 mil famílias e é estratégica para o agronegócio do Estado.
Calendário
Em acordo entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa (Alesc), os projetos do Executivo que precisam ser votados antes do recesso de fim de ano serão incluídos na pauta ainda na primeira semana de dezembro. A ideia é que as duas últimas semanas de trabalhos sejam destinadas à análise de projetos de autoria do próprio Legislativo.
Prévia (1)
A abertura da Fetranslog, uma das maiores feiras de transporte e logística da América Latina, em Chapecó, já deu o tom de um dos temas centrais da corrida pelo governo do Estado no próximo ano. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira (11), com a presença do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e do secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias do governo de SC, Ivan Amaral, que representou o governador Jorginho Mello.
Continua depois da publicidade
Prévia (2)
Em seu discurso, Ivan Amaral destacou os investimentos do Estado em diferentes setores logísticos, especialmente nos portos. João Rodrigues, por sua vez, criticou as condições das rodovias e afirmou que ouve promessas de melhorias desde a década de 1990, sem avanços concretos. A diferença entre os discursos e o “esquenta” para 2026 chamaram a atenção de quem acompanhou as manifestações da noite de terça.
Acirrada
Faltando 20 dias para a eleição da presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), o clima é de forte disputa. Maria do Rocio Luz Santa Ritta e Rubens Schulz devem protagonizar uma das eleições mais intensas dos últimos anos. Nos bastidores, a previsão é de uma disputa voto a voto.
Aliás
Como as votações para todos os cargos da presidência são realizadas separadamente, há grande possibilidade de que a nova composição do comando do TJ-SC seja formada por nomes das duas chapas. Enquanto na disputa pela presidência o resultado é incerto, nos demais cargos há maior favoritismo para um ou outro grupo.
Lenço Lilás
Após promover o painel “Democracia sem violência contra as mulheres: o papel dos parlamentares municipais”, nesta quarta-feira (12), a Federação das Câmaras Municipais de Santa Catarina (Uvesc) lançou a campanha “Mulheres Seguras, Política Forte”. A ação, apresentada durante o primeiro dia do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores da Uvesc, em Florianópolis, foi apelidada de Campanha do Lenço Lilás. A iniciativa usa o acessório como símbolo do compromisso de não se calar nem se omitir diante de qualquer forma de violência contra as mulheres catarinenses.
Continua depois da publicidade
Prevenção em saúde
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, recebeu o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Ademar Paes Junior, na manhã desta quarta-feira (12), em mais uma ação de aproximação da cooperativa médica com as instituições catarinenses. O tema central do encontro foi a defesa da saúde, com destaque para o movimento iniciado pela cooperativa voltado à prevenção, na busca por cidades mais saudáveis, com melhor uso de recursos e gestão mais eficiente do setor.

