Bom dia! É sexta-feira, 31 de outubro de 2025, e o Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Saída confirmada
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) confirmou, nesta quinta-feira (30), a saída da presidente do órgão, Sheila Meirelles. Ela já havia sinalizado, há alguns meses, que pretendia deixar o cargo. A mudança, agora, está confirmada.
Substituto
No lugar dela, assume Josevan Carmo da Cruz Júnior, procurador do Estado que atuava como assessor da Casa Civil do governo estadual.
Adjunto
Outra mudança confirmada no governo Jorginho Mello (PL) está na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O vereador de Criciúma, Nícola Martins, é o novo secretário adjunto. O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30) trouxe a nomeação.
Minuto de silêncio
A emoção deu o tom na formatura de 1.644 policiais penais de Santa Catarina, nesta quinta-feira (30). Antes do discurso, o governador Jorginho Mello (PL) pediu um minuto de silêncio em homenagem aos policiais que morreram em confronto com traficantes do Comando Vermelho, na terça-feira, no Rio de Janeiro. Ao final da homenagem, houve uma forte salva de palmas da plateia, composta por policiais novos e antigos, além de familiares dos formandos. Ainda nesta quinta-feira, o governador esteve no Rio de Janeiro para prestar apoio ao governador Cláudio Castro.
Continua depois da publicidade
Nas ruas
Nesta semana, o Gaeco deflagrou cinco operações diferentes em Santa Catarina. A última delas, nesta sexta-feira (31), teve como foco um dos maiores grupos neonazistas do Brasil. As investigações apontam para fortes indícios de uma estrutura hierarquizada, com atuação em diferentes Estados.
Mais Verde
Um projeto do governo enviado à Alesc, nesta semana, propõe a criação do programa Mais Verde em Santa Catarina. Ele prevê Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), beneficiando pequenas propriedades rurais que possuam áreas com cobertura de florestas nativas preservadas. Os proprietários elegíveis poderão aderir ao programa e receber uma compensação financeira.
Como será
A distribuição dos recursos entre as regiões catarinenses seguirá critérios técnicos, priorizando aquelas com menor desenvolvimento socioeconômico (IDH invertido), maior frequência de estiagens severas, número de estabelecimentos agropecuários e proporção de cobertura vegetal nativa. Poderão participar do programa proprietários de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, devidamente registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que mantenham ao menos 40% da área do imóvel com cobertura florestal nativa.
Esponja
O deputado estadual Mário Motta (PSD) apresentou, na China, o Projeto Tom Jobim, uma iniciativa que prevê a vinda de especialistas chineses em “cidades-esponja” para desenvolver esse conceito em Santa Catarina. A cidade-piloto escolhida para dar início ao projeto foi Trombudo Central, localizada na região do Alto Vale do Itajaí, um município frequentemente afetado por enchentes.
Continua depois da publicidade
Novos defensores
A Defensoria Pública de Santa Catarina fez, na noite desta quinta-feira (30), a solenidade de posse de 23 novas defensoras e defensores públicos, em cerimônia no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
 
				 
                                     
                            
                            



