Bom dia! É quarta-feira, 29 de outubro de 2025, e o Café com Ânderson está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Concurso
O Grupo Gestor de Governo (GGG) de Santa Catarina autorizou a realização de um concurso público para a contratação de 10 servidores para a InvestSC, braço de parcerias e negócios estratégicos do Estado. O processo seletivo, conforme a autorização, será destinado a vagas de nível superior, sem formação de cadastro reserva.
Vai recorrer
O deputado Ivan Naatz (PL) afirmou que pretende apresentar um recurso ao plenário da Alesc para evitar o arquivamento da PEC do Hino de Santa Catarina. Por 5 votos a 4, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) derrubou, nesta terça-feira (28), a tramitação da proposta. A maioria seguiu o entendimento do deputado Fabiano da Luz (PT).
Trâmite
Para apresentar o recurso ao plenário, Naatz precisa do apoio de colegas por meio de assinaturas que embasem o pedido. Caso isso ocorra e o plenário decida aceitar o recurso, a PEC voltará a tramitar normalmente na Assembleia. Nos bastidores, porém, o clima não é favorável a essa possibilidade.
Caos (1)
A situação da BR-101, no trecho do Litoral Norte de Santa Catarina, foi tema de uma audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (28). Representantes do setor produtivo catarinense participaram do encontro e solicitaram a construção de duas novas pontes no trecho entre Itajaí e Navegantes: uma sobre o Rio Itajaí-Açu e outra sobre o canal retificado do Itajaí-Mirim.
Continua depois da publicidade
Caos (2)
O vice-presidente da Fecomércio-SC, Bento Ferrari, afirmou que o caos no trânsito causa não apenas prejuízos econômicos, estimados em R$ 1,2 bilhão por ano pela Fetrancesc, mas também a perda de vidas. Somente nos seis primeiros meses deste ano, mais de 20 pessoas morreram em um trecho de apenas 40 quilômetros. Ele lembrou, por exemplo, o caso de uma mulher que morreu na noite de segunda-feira, entre Itajaí e Navegantes.
PDL
A deputada federal Daniela Reinehr (PL) protocolou, nesta terça-feira (28), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta os efeitos do decreto do governo federal que institui a chamada Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. Na avaliação da parlamentar, o texto representa um grave retrocesso para milhares de famílias que dependem das APAEs e demais instituições especializadas. Ela afirma que o decreto desmonta o modelo educacional que garante atendimento individualizado a estudantes com deficiência intelectual e múltipla, ao eliminar, na prática, o apoio técnico e financeiro às escolas especiais.
Repúdio
A Comissão de Turismo da Alesc, presidida pelo deputado Carlos Humberto (PL), aprovou por unanimidade uma nota de repúdio em razão do vídeo de um morador de São Paulo que classificou a Oktoberfest como “nazista”. A publicação viralizou nas redes sociais e causou indignação entre os catarinenses. “O Código Penal prevê punição para esse tipo de conduta, e nós vamos cobrar que isso ocorra”, destacou Carlos Humberto durante a reunião da Comissão.
Itinerante (1)
Os deputados estaduais aprovaram 27 projetos durante a primeira sessão do Alesc Itinerante, realizada nesta terça-feira, em Balneário Camboriú (veja fotos abaixo). Entre eles, 15 textos tratam da declaração de utilidade pública estadual a entidades do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Itinerante (2)
Outras 10 matérias foram apresentadas por deputados que integram a Bancada do Vale. Além disso, o plenário aprovou, por maioria, dois projetos do MPSC: um que altera o plano de cargos, carreira e vencimentos, e outro que cria 17 promotorias de Justiça de diferentes entrâncias e seus respectivos cargos, seis de procurador de Justiça, 10 de promotor de Justiça substituto e 77 de servidores. Segundo a justificativa do MPSC, o segundo projeto tem como objetivo promover o reequilíbrio estrutural entre o órgão e o Poder Judiciário, diante do aumento dos processos no Segundo Grau e da recente criação de novos cargos de desembargador de Justiça.





